Mais
×

Como fazer moldes em argila para arte em bronze

Atualizada April 17, 2017

A fundição em bonze existe desde o princípio da Era do Bronze. De acordo com o professor Richard Cowen, da UC Davis, artefatos de bronze foram datados ao redor de 3000 a.C. tem sido encontrados em Ur e em outras cidade da Mesopotâmia. Naqueles tempos, o bronze era fundido principalmente para a fabricação de armar e ferramentas. Hoje em dia, o bronze é fundido para a produção de arte e de itens colecionáveis, e também para maquinário. O processo não mudou muito; o processo de fundição por cera perdida usando moldes de cera e argila permanece sendo o método consagrado para a fundição do bronze.

Instruções

Com moldes de argila para a fundição do bronze, você pode produzir uma variedade de trabalhos de arte (bronze woman head image by Sergey Kolesnikov from Fotolia.com)

    Fazendo o molde de argila

  1. Coloque a escultura original a ser reproduzida em uma superfície plana. Use argila para criar uma barreira ao redor da escultura, até a metade da altura, de maneira que só a parte virada para cima esteja visível.

  2. Pinte a escultura com a borracha de silicone para criar um negativo. Passe várias camadas de silicone por toda a superfície visível da escultura. Sempre deixe secar de acordo com as instruções do fabricante antes de aplicar a camada seguinte. Continue até que todas as áreas da escultura original estejam cobertas com uma cada de 0,5 cm de silicone.

  3. Passe silicone no outro lado da escultura. Deixe de lado a primeira metade do silicone, vire a escultura e repita o passo anterior na parte de trás dela. Esse processo inteiro deve levar em torno de uma semana, dependendo do tamanho da peça e do tempo de secagem do silicone.

  4. Crie o molde prinicipal. O negativo de silicone precisa de um suporte rígido para que ele não perca a forma quando removido da escultura. Crie um revestimento sobre o silicone, usando gesso em camadas sobre a borracha para formar uma concha dura. Sempre deixe uma camada de gesso secar antes de aplicar a próxima. Essa concha de gesso deve cobrir completamente o negativo de silicone. Depois de seca, remova a escultura original do silicone e junte as duas metades do molde.

  5. Faça o positivo de cera. Vire o molde de gesso de cabeça para baixo para expôr a abertura de derramamento. Derreta a cera de acordo com as instruções do fabricante e coloque cera o suficiente no molde negativo para cobri-lo com uma camada só. Repita o processo até que a camada de cera tenha 0,5 cm de espessura.

  6. Confira a fidelidade da réplica de cera. Remova o molde prinicipal e o negativo de silicone para revelar o positivo de cera. Remova qualquer imperfeição da cópia de cera que tenha se formado durante o processo de derramamento com as ferramentas de modelagem.

  7. Crie um negativo de argila. Use pequenos pedaços de argila para cobrir completamente a cópia de cera. Certifique-de de empurrar bem e preencher todos do espaços da cópia para produzir um negativo fiel. Deixe a peça descansar para que a argila seque e faça furinho na parte de trás do molde. Esse furinhos irão deixar que o ar e a cera escapem durante o processo de queima.

  8. Queime o molde de cerâmica. Coloque o molde de argila no forno e queime à 815º - 870º C. A cera irá desaparecer do molde e produzir um negativo perfeito.

  9. Finalize e queime novamente a cerâmica. Feche os furinhos feitos com pedacinhos de argila depois que o molde tenha esfriado. Queime novamente, à 815º-870º C, para que o molde fique oco e sem nenhum buraco.

  10. Remova o molde do forno e deixe esfriar antes de derramar o bronze.

Dicas

  • Para esculturas maiores, use tiras de lona ou estopa misturadas no gesso para fazer um molde-mãe mais resistente.

Avisos

  • Lembre de deixar o forno esfriar antes de tentar tirar qualquer peça de argila de dentro dele. Você pode se queimar e a argila precisa de uma regulação de temperatura lenta para não rachar.

Coisas Necessárias

  • Escultura original
  • Argila
  • Pincel
  • Borracha de silicone
  • Gesso
  • Cera
  • Ferramentas para a modelagem de cera ou argila
  • Forno de cerâmica
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article