Moldes para blocos de concreto e formas

Escrito por wesley tucker | Traduzido por mariana munhoz
Moldes para blocos de concreto e formas
Os moldes ou formas de concreto são necessários para a construção de estruturas sólidas como viadutos e pontes (viaduct image by robert mobley from Fotolia.com)

O concreto líquido é um material maleável que pode facilmente ser moldado de qualquer maneira, mas que rapidamente seca e se torna um bloco sólido, capaz de suportar uma grande carga. Para fazer formas com o concreto, primeiro é necessário se criar um molde capaz de segurar o concreto molhado até que ele esteja completamente seco. Uma característica peculiar do concreto é que ele gera calor substancial enquanto seca. Por isso, qualquer material usado nos moldes deve ser resistente contra esse calor gerado. Além disso, o concreto é um material pesado, ainda mais quando molhado, por conta da água que eventualmente irá evaporar. Assim, o molde também deve ser capaz de sugar esse peso até que o concreto seque.

Madeira

A forma para a produção de blocos de concreto para as tampas de esgoto, de passagens verticais e outras estruturas similares é relativamente simples. Tábuas grossas de compensado (para segurar o concreto molhado) são arranjadas no tamanho desejado do bloco, com 10 cm adicionais em cada dimensão. Estacas de madeira são colocadas perpendicularmente ao compensado, criando um molde cujas dimensões interiores são as mesmas das dimensões exteriores do bloco de concreto final. Essas estacas precisam ter a altura do bloco, com espessuras crescentes de 10 cm, 15 cm, 20 cm, 25 cm e 30 cm. Elas também precisam ser reforçadas, já que irão conter o concreto e impedir que ele empurre o molde de madeira.

As barras de reforço do concreto (vergalhões) são colocadas na forma antes do concreto ser derramado. Depois de o concreto ter sido colocado, alguns profissionais colocam aros de vergalhão por cima do bloco. Depois que o concreto estiver seco, esses aros irão servir como ganchos ou alças para a movimentação do bloco. Depois que o concreto estiver seco, o bloco é retirado da forma pelos aros.

Espuma

Para alguns tipos de trabalho com concreto, estão disponíveis no mercado formas pré-fabricadas descartáveis de espuma. Depois que o concreto estiver seco, a espuma é removida em pedaços ou derretida com a ajuda de uma fonte de calor. Essas formas de espuma são fortes e capazes de segurar o concreto molhado sem se distorcerem. Esse tipo de forma pode ser encontrado para a construção de degraus, suportes de fundação, postes para cercas, acessórios para áreas ao ar livre e muitos outros elementos de construção.

A espuma usada é um material de densidade extremamente alta e resistente ao calor gerando pelo concreto enquanto ele seca. Essa densidade alta também faz com que a forma seja forte o suficiente para segurar o peso do concreto. Formas maiores têm paredes mais grossas que as tornam mais fortes.

Aço

Formas de concreto que precisam ser usadas várias vezes durante alguns projetos de construção são geralmente de aço. Um exemplo são as formas usadas na construção de pontes. Um cilindro de aço arredondado recebe uma dobradiça para que se abra longitudinalmente. Essa forma de aço é colocada de pé, ao redor de vergalhões pré-fabricados. O concreto é despejado nessa forma vertical, ao redor dos vergalhões. Quando o concreto seca, a forma é aberta e removida da volta do poste de concreto. Esse processo então e repetido para cada um dos suportes idêntico da ponte.

Outras formas comuns de aço são usadas para parapeitos de pontes, calçadas, drenos e outras formas de concreto recorrentes na construção civil. Em alguns locais, uma forma móvel de aço para concreto é usada para a reposição contínua de paredes divisórias ou de contenção entre as pistas em autoestrada e rodovias interestaduais. O concreto é misturado de maneira a secar muito rapidamente e a forma é movida lentamente ao longo do caminho, enquanto o concreto é derramado, retém o formato e seca, formando a parede.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível