Mais
×

Como fazer moldes de bolsas

Atualizado em 09 abril, 2018

A maioria das bolsas podem ser criadas usando um ou dois pedaços de moldes. O princípio para fazer moldes de qualquer formato, tamanho e estilo de bolsa é o mesmo: você precisará determinar a forma e as dimensões dos lados e da parte inferior, e as dimensões da nesga, dos bolsos e das abas se a bolsa possuí-las. Você desenhará essas formas no papel e acrescentará 1,5 cm extras para cada extremidade da costura. As mesmas peças do molde serão usadas para cortar o forro (caso deseje forrá-la) e o tecido exterior.

Instruções

Bolsa de tecido. (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Planejando e desenhando

  1. Observe uma bolsa que você tenha, de preferência uma que possua forma semelhante a que quer fazer. Olhe para as costuras e cortes de tecido usados para lhe dar uma ideia melhor da estrutura e forma de molde necessários.

  2. Esboce a bolsa que deseja fazer de lados diferentes. Você não tem que ser muito artística, apenas precisa de algumas imagens básicas da forma e medida da bolsa.

  3. Desenhe os lados, a parte inferior, as nesgas, os bolsos e as abas. Os lados e a base podem ser quadrados, retangulares, trapezoidais ou arredondados, dependendo da forma que você deseja criar. Os moldes de alças e nesgas costumam ser longos retângulos.

  4. Decida o tamanho e as dimensões que deseja para a bolsa após terminada. Marque as medidas desejadas aos lados apropriados dos moldes em seus esboços.

  5. Aumente 1,5 cm para cada lado dos moldes e ajuste suas medidas. Os moldes devem ser maiores do que a bolsa pronta, deixando espaço para a costura.

    Fazendo os moldes

  1. Você precisará fazer um molde para a parte inferior e um que será usado para cortar os dois lados. Se estiver fazendo alças de tecido, necessitará de um modelo para cortá-las. Caso a bolsa tenha nesgas, deverá ter um molde para cortar dois pedaços de tecido e fazê-las.

  2. Desenhe os moldes no papel, ajustando às medidas anotadas nos esboços. Se não estiver usando papel gráfico, poderá utilizar um esquadro para garantir que os cantos tenham ângulos perfeitos. Se a bolsa possui um formato arredondado, use o compasso ou traceje em volta de algo circular como um prato ou tigela para criar as curvas.

  3. Considere a maneira como a bolsa será costurada e certifique-se que as costuras adjacentes tenham as mesmas medidas. Por exemplo, verifique se a parte inferior da lateral corresponde perfeitamente com a borda da peça que será costurada junto à ela.

  4. Tenha certeza de que as formas são perfeitamente simétricas, medindo suas dimensões com a régua. É mais fácil e barato fazer um novo molde do que outro pedaço de tecido caso descubra um erro.

  5. Recorte cuidadosamente os moldes com uma tesoura. Não precisa seguir as linhas de corte; você pode cortar fora delas, visto que fixará os moldes no tecido e cortará ao longo das linhas enquanto corta o pano.

O que você precisa

  • Lápis
  • Papel para esboço
  • Papel fino para os pedaços do molde (de preferência papel gráfico com linhas de grade)
  • Régua
  • Esquadro (opcional)
  • Compasso (opcional)
  • Tesoura
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article