Casa

Moldes caseiros para chumbadas de pesca

Escrito por graham beckett | Traduzido por leonardo de azevedo prado
Moldes caseiros para chumbadas de pesca

As chumbadas auxiliam o pescador

Visage/Stockbyte/Getty Images

Chumbadas são pequenos pesos utilizados por pescadores para conseguir que suas linhas de pesca cheguem até águas mais profundas. Sendo assim, as chumbadas deixam a isca mais visível para peixes que nadem bem abaixo da superfície oceânica. Artesãos experientes acostumados com chumbo derretido podem criar uma grande variedade de modelos de chumbada para pescaria, gerando uma boa alternativa àquelas compradas em lojas. Além disso, a criação de suas próprias chumbadas pode tornar-se um hobby difícil, mas que compensa.

Outras pessoas estão lendo

Modelos

De acordo com o website Barlowstackle.com, existem mais de 115 tipos de chumbada, que variam de acordo com o ambiente onde será feita a pesca. Os modelos, como a chumbada de sino, funcionam muito bem em ambientes com grande quantidade de algas, pois sua superfície arredondada previne que fiquem presas. Os modelos, como a chumbada de garra, funcionam bem para prender sua linha ao fundo do mar. Como outra alternativa, se você prefere fazer "corrico", pesca com barco em movimento, existe um modelo com formato aerodinâmico que ajuda a imitar o movimento de um peixe enquanto é arrastada pelo movimento do barco.

Variedade de materiais para moldes

Utilize uma furadeira para fazer formas em peças de 5 por 10 cm para criar o formato apropriado para seu molde de chumbada. O chumbo quente pode acabar queimando a madeira, então tenha cuidado ao derramá-lo dentro dos buracos. Sempre tenha um extintor de incêndio por perto. Tempere a madeira para prevenir incêndios aquecendo levemente sua superfície com um maçarico antes de utilizar o molde de madeira. Outros pescadores do website Charlestonfishing.com sugerem a utilização de terra molhada como molde para chumbada. Crie o molde necessário pressionando alguns modelos de chumbada sobre a areia. Entretanto, a umidade na areia pode causar estalos ao entrar em contato com o chumbo quente, então tenha cuidado.

Derretendo o chumbo

Criar seus próprios moldes pode ser perigoso, demandando bastante conhecimento em utilização de fornalhas e manuseio de chumbo derretido. Para derretê-lo corretamente, você precisará de uma fornalha que possa exceder a temperatura de 327 graus Celsius. Utilize óculos de proteção, luvas, máscara e avental de ferreiro quando for derreter o chumbo.

Digas e avisos

Sempre mantenha materiais inflamáveis distantes da sua área de trabalho. Crie sues moldes e suas chumbadas sobre uma superfície de metal ou outra superfície não-inflamável. Ao remover o molde da fornalha, deixe-o esfriar por cerca de meia hora antes de remover o chumbo. Evite fazer isso utilizando materiais inflamáveis, pois o chumbo ainda estará quente e mole. Para evitar estragar a forma, trate a chumbada assim que a tiver removido.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media