Como fazer moldes de concreto a partir de itens de plástico

Escrito por claire joy | Traduzido por josé geraldo rabello petite
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer moldes de concreto a partir de itens de plástico
Brinquedos de plástico são bons moldes (sand molds in the snow image by Daria Miroshnikova from Fotolia.com)

Que objetos você possui em sua casa que poderiam servir como um bom molde? Fazer moldes de concreto a partir de itens de plástico exige que você pense de forma inovadora. Procure em sua oficina ou garagem por itens comuns de plástico como tubos velhos, baldes, jarras ou tampas. Caixas de plástico, brinquedos infantis de praia e latas de lixo são outras possibilidades. Com sua coleção de moldes de plástico é possível criar pedras de piso, estátuas, vasos, placas personalizadas e todo tipo de decoração. Deixe sua imaginação o guiar. Fazer assentos de jardim de concreto com moldes de plástico pode ser divertido para toda a família.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Forre firmemente com pedras uma panela de plástico em formato quadrado, redondo ou de coração. Cuidadosamente coloque concreto no molde para fazer uma pedra de jardim.

    Como fazer moldes de concreto a partir de itens de plástico
    Caixas de sabão em pó também podem ser utilizadas para fazer pedras de jardim (Sun Face on Stepping Stone image by nTripp from Fotolia.com)
  2. 2

    Coloque concreto em vasos de plantas redondos, quadrados ou de outra forma. Use um recipiente de plástico menor para formar a parte interior. O seu novo vaso de concreto terá o mesmo formato do vaso original de plástico.

    Como fazer moldes de concreto a partir de itens de plástico
    Vasos como esses são perfeitos (planters image by Paula Gent from Fotolia.com)
  3. 3

    Coloque concreto em uma pequena lata de lixo redonda. Coloque concreto também em uma tigela de plástico e, quando secar, coloque-a no topo para fazer um cogumelo. Enfeito com ladrilhos, vidro, cerâmica, pedras, cristais, mármores, jóias e outros objetos de sua escolha, utilizando cola.

    Como fazer moldes de concreto a partir de itens de plástico
    Não faça a haste muito fina (mushroom image by Henryk Olszewski from Fotolia.com)
  4. 4

    Transforme um velho banho de pássaro de plástico em um novo e de concreto. Faça um buraco no topo da base e encha com concreto. Coloque concreto também em um pires com o formato apropriado; uma tampa de lata de lixo deve funcionar.

  5. 5

    Pressione o banho de pássaro de plástico original firmemente no concreto girando devagar para formar a bacia de banho. Se desejar, retire o molde de plástico e pressione folhas de samambaia sobre o concreto molhado para estampá-lo.

    Como fazer moldes de concreto a partir de itens de plástico
    O concreto precisa ter pelo menos 5 cm de espessura para ser durável (squirrel bath image by Ray Kasprzak from Fotolia.com)
  6. 6

    Recoloque a forma de plástico no topo se necessário para manter o formato da bacia. Ao secar, utilize uma faca ou algo afiado para soltar o molde de plástico da base.

    Como fazer moldes de concreto a partir de itens de plástico
    Pense grande (park fountain image by Aaron Kohr from Fotolia.com)
  7. 7

    Experimente utilizar bolas de crianças, de basquete, de futebol ou outras que tenham uma camada grossa de plástico. Corte um pequeno buraco, coloque concreto e feche-o. Quando o concreto estiver seco, corte o plástico e arredonde as extremidades com lixa ou talhadeira.

    Como fazer moldes de concreto a partir de itens de plástico
    Não espere que as esferas de concreto fiquem perfeitas ao utilizar moldes caseiros (Concrete Sphere image by Richard evans from Fotolia.com)
  8. 8

    Crie musgos no topo da bola de concreto para decorá-la. A base ficará achatada devido ao peso do concreto, então poderá ser colocada sobre um pilar sem perigo de cair.

    Como fazer moldes de concreto a partir de itens de plástico
    Coloque uma mistura de leitelho e musgo sobre a bola e mantenha-a na sombra (green moss image by Julia Chernikova from Fotolia.com)

Dicas & Advertências

  • É muito importante bater levemente nos moldes preenchidos com concreto utilizando uma marreta para que vibrem, fazendo com que o concreto assente e traga bolhas de ar para cima, facilitando o acabamento principalmente de estátuas e bolas.
  • Espirre óleo lubrificante, óleo mineral ou outro tipo de substância oleosa nos moldes de plástico antes de preencher com concreto. Deixe curar por três semanas antes de pintar ou decorar.
  • Procure lojas de decoração para casa ou bazares para encontrar itens baratos de plástico, como gnomos, pássaros, coelhos, esquilos, tartarugas, sapos, leões e outras estátuas. Tenha em mente que estátuas como a de um flamingo não funcionarão, pois o pescoço fino e longo seria difícil de ser preenchido com concreto. Verifique com cautela, pois a superfície interior deve ser lisa e uniforme para fazer um bom molde.
  • Você poderá reutilizar estátuas de plástico duro se puder proteger as junções. Por exemplo, se quiser reutilizar um molde de um porco depois de ter sido cortado, poderá ser difícil preenchê-lo novamente, pois estará dividido em duas partes. As junções devem estar firmes e seguras para manter a forma.
  • Siga todas as instruções da embalagem do concreto e utilize luvas e máscaras ao manuseá-lo. Geralmente, os moldes devem ser removidos depois de 24 a 48 horas após o preenchimento com concreto. Reforço o concreto como indicado. Espere três semanas para curar antes de pintar ou enfeitar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível