Lazer e cultura

Como fazer moldes de mãos em gesso

Escrito por mackenzie wright | Traduzido por wanderson andrade

Fazer um molde de gesso da sua mão ou da de seu filho é um projeto divertido em que você cria uma réplica perfeita da mão para decorar ou exibir em sua casa. Ela vai render muitas conversas com suas visitas. Embora seja um pouco desafiador criar um molde perfeito da mão, com esforço e paciência, você pode aperfeiçoar o processo para que cada detalhe seja visível, incluindo veias e até impressões digitais.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Recipiente grande o suficiente para caber uma mão
  • Alginato
  • Água
  • Gesso
  • Balança de cozinha
  • Copos de medição
  • Recipientes de mistura
  • Faca longa de serra
  • Tecido para proteger o chão
  • Jornal
  • Papel de cera
  • Agitador de tinta

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Encontre algum recipiente de plástico flexível para o seu molde. Este recipiente deve ser grande o suficiente para que a mão que está sendo moldada caiba sem tocar nos lados, e alto o suficiente para chegar a alguns centímetros depois do pulso. Se o recipiente for muito grande, você vai gastar muito alginato para preenchê-lo. Para a mão de um adulto, um jarro grande ou um balde servirá. Para a mão de uma criança, um recipiente menor, como um balde de praia, funcionará bem. Desenhe o fundo do balde num papel de cera e recorte o círculo. Revista o fundo do recipiente com o papel recortado. Apare o papel de cera para que ele fique totalmente plano no fundo.

  2. 2

    Trabalhe perto de uma pia ou de uma mangueira. Espalhe um pano no chão de seu espaço de trabalho para protegê-lo, e coloque as folhas de jornal em torno da pia ou do balcão onde você fará a mistura.

  3. 3

    Coloque sua mão no recipiente e deixe-a suspensa a poucos centímetros do fundo. Despeje água no recipiente até que chegue logo abaixo dos vincos em seu pulso. Retire sua mão. Despeje a água em copos de medição para ver quantas gramas de água você usou. Retorne a água ao recipiente, sem derramar nada, de modo que a medição não se altere.

  4. 4

    Para cada 170g de água que você mediu, utilize cerca de 29g de alginato. Não meça o alginato em um copo; pese na balança de cozinha. Por exemplo, se você tem 340g de água, você vai precisar de 57g de alginato. Pese a quantidade correta de alginato.

  5. 5

    Comece a adicionar o alginato na água, um pouco de cada vez, enquanto mistura. Você vai ter que mexer por alguns minutos. Está pronto quando estiver grosso e uniforme. Pegue o recipiente e bata-o no balcão ou no chão algumas vezes, e depois bata levemente em torno das bordas. Bata-o mais algumas vezes para liberar as bolhas de ar.

  6. 6

    Mergulhe a mão em um recipiente com água por alguns segundos. Balance para retirar o excesso de água de modo que não esteja gotejando. Mantenha os dedos da mão unidos para deixar sua mão espalmada e firme. Muito lentamente, insira sua mão no centro da mistura de alginato. Empurre-a lentamente até que o alginato chegue no pulso. Sutilmente, mova parcialmente mão e o punho e alinhe novamente. Mexa os dedos para envolvê-los com alginato. Em seguida, posicione a mão do jeito que você quer que o gesso fique. Evite dobrar os dedos para cima, mantendo-os ligeiramente dobrados ou normais. Eles não têm que se tocarem. Certifique-se de que seus dedos não estão tocando o fundo ou os lados do recipiente; mantenha-os no centro.

  7. 7

    Mantenha sua mão imóvel o máximo possível. Logo você vai começar a sentir o alginato engrossar e endurecer. Deixe assim por cerca de 15 a 20 minutos, até que o alginato se solidifique. Toque a superfície com o dedo da outra mão para ver se está firme.

  8. 8

    Suavemente, comece a mover o pulso para trás e para a frente até que o alginato se afaste de sua pele. Mexa sua mão e dedos para continuar soltando e, cuidadosamente, retire sua mão do alginato, tentando não rachar o molde.

  9. 9

    Vire o balde de alginato de cabeça para baixo e coloque-o sobre uma pilha de jornais. Deixe secar durante a noite.

  10. 10

    Em um balde velho ou recipiente descartável, misture o gesso de acordo com as instruções da embalagem. Quando estiver pronto para derramar, use um copo pequeno de plástico para pegar e despejar no molde, diretamente dentro dos dedos. Pegue o molde e agite-o. Adicione mais um pouco de gesso. Vire o molde para seu lado e gire-o completamente, permitindo que o gesso possa revestir todos os lados. Vire de cabeça para baixo e retire o gesso de volta para o recipiente de mistura. Isto irá assegurar que os lados estão bem revestidos e evitará bolhas de ar.

  11. 11

    Despeje mais gesso no molde para preencher os dedos. Bata ao redor do molde, pegue o recipiente novamente e bata o fundo no balcão ou no chão para liberar as bolhas de ar. Se alguma surgir, estoure-a com seu dedo ou com a ponta de um lápis.

  12. 12

    Lentamente, despeje mais gesso para preencher o molde até o topo. Bata novamente para liberar as bolhas de ar. Deixe o gesso se assentar durante a noite.

  13. 13

    Cuidadosamente, insira uma longa faca na lateral do recipiente e corte em torno dos lados para soltar o alginato do molde. Vire o molde de cabeça para baixo. Segure gentilmente o recipiente e puxe as laterais do alginato para soltar a massa inteira para fora do recipiente. Não deixe-o cair enquanto remove.

  14. 14

    Retire o alginato do gesso. Alguns vão sair facilmente, mas você pode precisar de um palito de dentes ou de uma faca para retirar em algumas dobras mais finas. Seja paciente e trabalhe sem pressa, tomando cuidado para não riscar o gesso.

  15. 15

    Deixe que o seu gesso seque ao ar livre. Quando estiver seco, você pode limpar cuidadosamente com um pano úmido para remover o pó e os resíduos. Deixe como está e exiba-o, ou então pinte e decore como quiser.

Dicas & Advertências

  • Use todos os produtos de acordo com as instruções do fabricante.
  • Não despeje gesso ou alginato pelo ralo.
  • Não tente moldar a mão de uma criança que é muito jovem para esperar, imóvel, os 20 minutos do tempo de secagem necessários.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media