×
Loading ...

Como fazer moldes de metal

Atualizado em 17 abril, 2017

Moldes metálicos podem ser feitos com diversos tipos de metais. Entretanto, alumínio, latão, bronze e aço inoxidável são os tipos mais comuns. Os moldes de metal podem ser usados para produzir diversos materiais diferentes, incluindo plástico, concreto, cimento e outros tipos de metais. O termo forjar ou fundir é utilizado quando um material em estado líquido é despejado em um molde. Criar moldes metálicos não é tão difícil quanto as pessoas imaginam. Eles podem ser desenvolvidos e finalizados usando-se técnicas simples.

Instruções

Para criar seu molde metálico você deve primeiramente derreter o metal utilizado (silver metal image by R MACKAY from Fotolia.com)
  1. Lave e seque seu metal para o molde para remover quaisquer resíduos presentes nele. Remova todas as peças não metálicas, tais como vidros ou plásticos. Deixar resíduos ou peças não metálicas no metal pode causar um incêndio.

    Loading...
  2. Coloque o metal no cadinho.

  3. Derreta o metal para que ele se torne líquido (ele pode ser derretido usando-se uma fornalha). Os metais possuem um ponto de fusão em diferentes temperaturas, variando de acordo com seu tipo. O bronze se derrete a 1.700 graus Fahrenheit, ou 925 graus Celsius. O alumínio se derrete a 1.200 graus Fahrenheit, ou 930 graus Celsius. O ferro se derrete a 2.797 graus Fahrenheit, ou 1.596 graus Celsius. O aço inoxidável se derrete a 2.750 graus Fahrenheit, ou 1.510 graus Celsius.

  4. Coloque o metal derretido na estrutura do molde. Use as pinças para fornalha para manusear o cadinho. Despeje seu conteúdo vagarosamente e cuidadosamente na estrutura do modelo. Esse processo é perigoso e deve ser feito com muito cuidado, atenção e com os equipamentos de proteção adequados.

  5. Deixe o molde de metal esfriar. É importante que ele esteja resfriado por um período específico de tempo para poder adquirir uma forma apropriada. Normalmente, o processo de secagem demora em torno de dois ou três dias para se completar.

Loading...

Dicas

  • Vista os equipamentos de proteção para manusear a fornalha e o metal aquecido. As roupas antichamas e com tecido para retardá-las e as luvas devem ser usadas, assim como um protetor facial e óculos de proteção.
  • Tenha um extintor de incêndios por perto. Sempre existe risco de incêndio ao trabalhar com metal em temperaturas tão elevadas.

Aviso

  • Trabalhar com uma fornalha e metal derretido é perigoso, existe um grave risco de incêndio ou lesões por queimaduras.

O que você precisa

  • Cadinho
  • Estrutura do molde
  • Pinças para fornalha
  • Roupas com tecido retardante de chamas (antichamas)
  • Luva com tecido retardante de chamas (antichamas)
  • Protetor facial
  • Óculos de proteção

Referências

Loading ...
Loading ...