Mais
×

Como fazer moldes de poliestireno

Atualizado em 20 julho, 2017

O poliestireno é um material útil para os modeladores e outros artesãos. Se quiser um molde para usar na produção de várias cópias de um item, este é um material fácil de trabalhar. Existem dois métodos básicos para fazer um molde de poliestireno. Esculpi-lo à mão ou liquefazê-lo e derramá-lo em uma caixa de molde.

Instruções

Escultura de poliestireno (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

    Escultura

  1. Forme um bloco de espuma de poliestireno com um cortador de fio quente. Belos detalhes podem ser adicionados com qualquer ferramenta de escultura de madeira ou uma faca. Esculpa o formato na forma negativa para usar a forma de isopor diretamente como um molde.

  2. Pincele uma camada de selante claro sobre o molde. Deixe secar pelo menos 4 horas. Se quiser, aplique várias camadas. Não use um selante à base de óleo, pois pode derreter o isopor.

  3. Pincele em um composto de desmoldagem antes de derramar o seu gesso ou outro modelo no molde.

    Liquefação

  1. Configure sua caixa de molde, que poderá ser de qualquer tamanho necessário para o seu projeto. A "caixa" poderá ser uma forma de bolo de vidro, uma panela de metal ou uma caixa personalizada feita de madeira. Certifique-se de que todas as emendas estejam completamente seladas.

  2. Cubra o molde que deseja copiar com composto de desmoldagem. Coloque o objecto na caixa de molde de modo que a base esteja nivelada com a parte superior da caixa. Suspenda-a com pedaços de madeira colados à sua base ou coloque-a em cima de um pequeno bloco de madeira, criando uma forma da qual você poderá cortar o objeto mais tarde.

  3. Despeje aproximadamente 1/2 xícara de acetona em um frasco de vidro vazio de geleia.

  4. Quebre um bloco de espuma de poliestireno em pedaços pequenos o suficiente para caber dentro do frasco de geleia. Coloque-os na acetona um de cada vez, tomando cuidado para não ficar acetona na pele. O poliestireno deverá derreter e virar uma substância líquida pegajosa. Se não for bastante líquido, despeje mais acetona.

  5. Despeje o líquido em uma caixa de molde de poliestireno. Encha o molde até o topo e deixe-o descansar por 24 horas. A acetona evaporará e o poliestireno fixará em aproximadamente 12 horas, mas é bom esperar um dia inteiro para se certificar de que esteja pronto.

  6. Retire cuidadosamente o objeto do molde. Se quiser um molde de duas partes, corte-o cuidadosamente ao meio ao longo da mais longa costura do objeto com uma faca afiada ou fina lâmina de serra. Sele o molde acabado antes de usar com esmalte claro.

Aviso

  • Trabalhe em um espaço bem ventilado ao usar a acetona e use óculos de proteção.

O que você precisa

  • Bloco de espuma
  • Cortador de fio quente
  • Ferramentas de escultura
  • Escova
  • Selante claro líquido
  • Composto de desmoldagem
  • Frasco de geleia vazio
  • Acetona
  • Caixa de molde
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article