Como fazer moldes de poliuretano

Escrito por larry simmons | Traduzido por maria luiza bertoldi bordignon
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer moldes de poliuretano
Você poderá fazer várias reproduções de um objeto a sua escolha, até mesmo com muitos detalhes (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)

Moldes de poliuretano são moldes emborrachados flexíveis, uma ótima escolha para reproduzir objetos de pequeno a grande porte, capaz de reproduzir grande detalhamento da peça. Ao usar as técnicas apropriadas, é possível fazer estes moldes em casa, usando apenas materiais de fácil acesso. Se for feito corretamente, o resultado será um molde de poliuretano, que uma vez pronto, poderá ser usado para fazer várias reproduções de alta qualidade, sem perder a qualidade do seu detalhamento.

Outras pessoas estão lendo

Preparação do molde

Comece a preparação do molde encaixando metade do seu modelo na argila, para criar uma superfície lisa para descanso e para permitir que crie duas metades de molde, que vão envolvê-lo completamente. Você também vai ter que construir uma moldura em torno do modelo para que o molde seja formado dentro dela. As paredes devem ser cerca de 3mm a 6mm nos lados e na parte superior do modelo. As molduras podem ser feitas de qualquer material que segure o líquido do molde, sem risco nenhum de vazamento. Sele a moldura em torno da argila com o item escolhido e pulverize todas as superfícies que serão tocadas pelo material do molde com um agente de liberação feito para a borracha de poliuretano. Este spray irá assegurar que ela não se ligue com qualquer uma das superfícies. Uma vez que as superfícies tenham sido pulverizadas com segurança, você está pronto para derramar a borracha de poliuretano.

Colocando o molde

O processo de cura na temperatura ambiente da borracha é conhecido como vulcanização à temperatura ambiente. Ao escolher a borracha de poliuretano para criar os moldes, você deve olhar para um composto de duas partes que podem ser utilizados com este processo para criação fácil de seus moldes. Misture as duas partes do composto. Tome cuidado ao colocar a mistura no modelo, cobrindo a moldura completamente. Deixe a borracha de 24 a 30 horas para a cura e o endurecimento, antes de tirar a metade do molde da moldura. Remova completamente toda a argila do modelo e depois corte duas guia-canais em forma de U nos lados direito e esquerdo do molde. Esses canais serão, posteriormente, preenchidos com a mistura de poliuretano e fornecerão um aumento correspondente em forma de U na outra metade do molde, para garantir que as metades se encaixem perfeitamente quando moldadas. Substitua a metade do molde e o modelo na moldura, modelo virado para cima. Borrife o agente libertador de molde na metade e no modelo, para que o segundo derramamento não seja vinculado a metade existente, e, então, misture e despeje a segunda carga de poliuretano no modelo, para criar a segunda metade do molde. Permita que a segunda metade cure, e, em seguida, remova-a da moldura. O agente de libertação de molde deve permitir que as duas metades se separem facilmente, para que o modelo original seja facilmente removido. Será necessário cortar um canal vertente no topo do molde, para permitir que o material de fundição escoa até a cavidade do molde. Também será necessário cortar uma área reservatório na parte inferior do molde, não se estendendo através da parte externa, a fim de permitir que o ar deslocado se una quando despejando. Isso resultará em um pequeno pedaço de material de moldagem ligado à parte inferior do molde de fundição, que depois pode ser facilmente cortado.

Manutenção de molde

Moldes de poliuretano requerem atenção especial na hora do armazenamento, para que eles durem o máximo possível antes de se tornarem quebradiços. Você deve guardar seu molde em uma superfície plana para prevenir o desenvolvimento de deformações ou torções na superfície do objeto. A área de armazenamento deve, também, ser mantida fria e seca, sem luz solar direta. Para armazenamento de longo prazo, polvilhe uma leve camada de pó de talco no molde para evitar que seque.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível