Mais
×

Como fazer moldura de móveis com um pedaço de madeira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As paredes da casa raramente são tão verticalmente alinhadas quanto elas parecem. As menores variações na construção da parede podem fazer com que instalar armários e outros móveis seja uma tarefa desafiadora. É possível utilizar molduras para preencher os espaços dos lados dos móveis. Um pedaço de madeira, acabado para encaixar no armário,é cortado para caber na parede, proporcionando um apoio para a borda. Enquanto o trabalho é bastante simples, existem alguns passos que fazem ser possível realizar uma moldura perfeita sempre.

Instruções

Utilize uma serra de fita para cortar um retalho que encaixe na sua parede (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

    Cortando a moldura

  1. Meça a altura do seu armário no lado que será posicionado contra a parede. Corte um pedaço de madeira da mesma altura do lado do seu armário. Segure a lateral da madeira contra a parede, na altura que ficará posicionada quando for fixado ao armário.

  2. Posicione um lápis planamente contra a parede com sua ponta na borda superior do retalho. Arraste o lápis para baixo, traçando o perfil da parede na madeira.

  3. Posicione a moldura na mesa de serra de fita. Gire a a trava da guia de lâmina em sentido anti-horário e deixe a guia cair sobre a madeira. Levante a guia de lâmina e gire em sentido horário para travá-la novamente. Ligue a serra e mova a moldura na lâmina, guiando-a gentilmente para cortar de acordo com a linha feita.

    Acabamento

  1. Lixe as bordas da moldura com a lixa de papel de tal forma que o perfil traçado anteriormente seja mantido.

  2. Aplique duas demãos de látex semi-brilhoso, ou pinte e limpe ao mesmo tempo utilizando uma escova de cerdas macias para pintura. Dê textura a sua moldura espalhando o acabamento uniformemente para evitar qualquer problema futuro. Deixe as demãos secarem de acordo com as recomendações indicadas. Deixe o acabamento secar antes de utilizar a moldura.

  3. Segure a moldura contra a lateral do armário, rente a frente do armário, abaixo da bancada, e utilize uma barra de fixação para segurá-lo no lugar. Parafuse o armário na moldura para anexá-los.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Retalho de madeira
  • Lápis
  • Serra de fita
  • Tinta
  • Pincel
  • Barra de fixação
  • Furadeira
  • Parafusos de madeira
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article