Mais
×

Como fazer um moleskine

Atualizado em 20 julho, 2017

Um dos elementos chave do método de organização proposto por David Allen em seu livro "Arte de Fazer Acontecer - Uma Fórmula Anti-stress para Estabelecer Prioridades e Entregar Soluções no Prazo" são os moleskines (cadernetas), que permitem anotar o planejamento de ideias, datas, lembretes e ajudar na auto-organização em todos os tipos e estilos de trabalho. No entanto, comprar um novo moleskine sempre que um antigo acabar pode ser caro. Fazer o seu próprio pode ser uma solução criativa e que irá poupar dinheiro. Em apenas alguns minutos e usando ferramentas que você pode encontrar em qualquer papelaria ou loja de artesanato, é possível produzir seu próprio moleskine de forma rápida e fácil.

Instruções

Você pode produzir o seu moleskine com o número de páginas que achar adequado (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Passo a passo

  1. Corte as 15 folhas de papel cartão fino ao meio e divida em seis pilhas antes de dobrar cada uma das pilhas ao meio. Use um objeto de ponta macia para moldar o vinco das páginas e coloque todas as pilhas juntas no formato de uma brochura. Essas seis pilhas de papel dobrado serão as páginas da sua caderneta.

    Use um objeto de ponta macia para moldar o o vinco das páginas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  2. Use régua e papel para marcar onde você vai fazer furos nas bordas das páginas. Coloque a régua longitudinalmente ao longo de cada página e, próximo a borda dobrada, marque um ponto de 2,5 cm em direção ao meio. Em seguida, faça outra marca de 2,5 cm ainda mais para o meio. Repita o procedimento no outro lado da página. Crie buracos nas dobras das páginas com o furador ou com o alfinete (uma unha afiada pode ajudar). Repita o processo em cada uma das páginas.

    Fazer sua própria cardeneta é uma solução fácil e barata (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  3. Corte aproximadamente 1 metro de crochê e passe a cera de abelhas várias vezes. Coloque a primeira página na sua frente com a dobra (agora com furos) perto de você e passe a agulha através do orifício da direita, de fora para dentro, deixando cerca de 15 cm de linha do lado de fora. Agora que a linha está dentro da dobra, passe a agulha e costure através do segundo furo, mais a direita e de dentro para fora. Repita o gesto ao longo da margem da folha de forma padronizada, de dentro e fora, até que passe a agulha no último furo. A linha deve acabar do lado de fora das páginas, entre você e as folhas à sua frente.

    A cola branca é um dos materias necessários para fazer o seu moleskine (NA/AbleStock.com/Getty Images)
  4. Posicione a segunda página no topo da primeira com a borda dobrada perto de você e passe a agulha no buraco mais à esquerda da folha, como indicado no passo três, mas com a segunda página na direção oposta (esquerda para direita em vez de direita para esquerda). Repita esse passo com a terceira página, mas tecendo de dentro para fora na direção contrária (da direita para a esquerda).

    Bonitos e originais, os moleskines o ajudarão na organizar do seu dia a dia (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  5. Com a agulha do lado esquerdo, passe-a entre a primeira e a segunda folha. Isso prenderá a linha nos orifícios mais a esquerda sobre a primeira e segunda folha. Depois dessa etapa, puxe a agulha de volta e continue costurando dentro e fora da quarta e quinta página. Amarre o fio com um nó, mas antes certifique-se de que as páginas não vão se soltar. Corte o que sobrou da linha.

    Certifique-se de que as páginas do seu moleskin estejam bem amarradas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  6. Tire a medida da capa do seu moleskine colocando a sua brochura aberta sobre o uma das quinas do seu papel cartão grosso e utilizando um lápis para desenhar o decalque da borda superior da sua capa. Vire a brochura de lado e termine o decalque traçando novamente a linha superior e a borda lateral. Desse modo você terá um triângulo delineado no papel cartão. É importante virar a brochura de lado sobre o papel cartão para que você possa decalcar a área lateral da sua capa. Corte o decalque e verifique se a capa se encaixa bem às páginas internas.

    O papel cartão será utilizado para fazer a capa do seu novo moleskine (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  7. Corte o seu papel decorativo cerca de 1,25 cm maior que a capa que você fez anteriormente. Dobre as arestas que sobraram na parte interna da capa. Utilize cola para fixar o papel decorativo sobre a capa dura. Corte um pedaço de elástico e prenda longitudinalmente cada uma de suas extremidades com cola na capa frontal ou traseira do seu moleskine.

    Decore a capa do seu moleskine do jeito que preferir (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
  8. Cole a área de junção das páginas (coluna vertebral do caderno) na parte interna da capa, faça isso antes de começar a usar, fechar, ou escrever no seu moleskin. Para ter certeza de que as páginas estão bem presas, cole a primeira e a última página da sua brochura na parte interna da capa.

    O seu moleskine está pronto para ser usado (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

O que você precisa

  • 15 folhas 20,5 cm x 28 cm de papel cartão fino
  • Uma folha 15 cm x 30,5 cm de papel cartão grosso
  • Papel de decoração para cobrir o seu moleskin
  • Cola branca
  • Agulha de tapeçaria
  • Linha de crochê branca
  • Cera de abelha para selar o crochê
  • Fita para utilizar como marcador
  • Elástico preto
  • Papel seda
  • Tapete de corte
  • Estilete
  • Tesoura
  • Furador ou alfinete para furar
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article