O que é molho piccata?

Escrito por katie jensen | Traduzido por paula bertolino
O que é molho piccata?
O molho piccata depende do sabor ácido do suco de limão (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Piccata é um molho simples feito sem medidas precisas, bagunça ou a preocupação de que ele se separe, como acontece com outros tipos de molhos. Mesmo sendo um cozinheiro iniciante, você pode fazê-lo com sucesso.

Ingredientes

O molho contém manteiga, vinho branco ou vermute e suco de limão. Às vezes, alcaparras são adicionadas, bem como raspas de limão para dar mais sabor. Tomilho ou melissa são usados para decorar os pratos feitos com este molho e também podem ser usados na receita, embora eles não estejam na receita original.

Processo

É preciso socar os filés de frango ou vitela até que fiquem com a espessura entre 0,5 cm e 1,20 cm, pois cozinham mais rápido quando estão mais finos. Como a vitela é mais cara, deixá-la mais fina dá a impressão de estar servindo uma porção maior. Passe a carne em farinha temperada com sal e pimenta, pois farinha deixa a carne crocante e também engrossa o molho. Assim que cozidos, retire os filés da panela. Adicione 4 colheres de sopa de manteiga à panela e aqueça em fogo médio até que forme uma espuma. Adicione 1 xícara de vinho branco e o suco de 2 limões, sempre mexendo enquanto faz isso. Se você não tiver um batedor manual, use um garfo para mexer o molho rapidamente enquanto o cozinha por um minuto ou dois. Ele vai engrossar levemente. Retorne a carne à panela.

Massa ou arroz

Molho piccata combina muito bem com massas, proporcionando um contraste interessante com o sabor do limão. Sirva-a com a carne e regue ambos com o molho. Você pode querer aumentar os ingredientes do molho pela metade para ter o suficiente para a carne e para a massa. Ervilhas frescas dão um pouco mais de leveza ao prato e vão bem com vitela. Esprema um pouco de limão sobre elas. Outra alternativa é servir pão tostado com o prato, ou ainda, servir a carne sobre fatias grossas de torrada que absorvam o molho.

Dicas

O molho piccata tem um sabor delicado. Você pode pensar que ficaria bom com filé mignon ou outras carnes vermelhas, mas estas anulariam o sabor do molho. Além disso, filés servidos mal passados ou até ao ponto podem sangrar e alterar o sabor total do prato. Este é um molho que depende dos sucos da carne da vitela ou frango para compor seu sabor, ou então seria apenas um molho de vinho com limão.