Molhos picantes com jalapeños

Escrito por debra pachucki | Traduzido por aline abreu
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Molhos picantes com jalapeños
Apesar de sua reputação, o jalapeño é, na verdade, uma pimenta branda (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O jalapeño é uma pimenta versátil utilizada em diferentes aplicações culinárias. É popular entre os fãs de pratos quentes e picantes por ter um sabor profundo e forte, nem tão apimentado e nem tão brando. O calor da pimenta é mensurado por meio da unidade Scoville, onde 300.000 representam a mais forte: a habanero. O jalapeño mede 5.000 unidades na escala, o que faz dos molhos à base desta pimenta uma opção apropriada para aqueles que gostam de um pouco de calor, mas sem uma ardência dolorosa.

Outras pessoas estão lendo

Molho vermelho tradicional

Os molhos picantes vermelhos utilizam apenas jalapeños maduros. Assim como a maioria das pimentas, eles passam por mudanças de cor enquanto amadurecem, começando pelo verde-claro e se tornando vermelho-escuros e até mesmo pretos. Como não há diferenças no calor e no gosto, algumas pessoas preferem molhos vermelhos apenas por causa da cor. Outras desfrutam do gosto de ingredientes secundários que podem ser adicionados, como os pimentões.

Molho verde

O molho verde é brando e popular, normalmente incorporado aos pratos mexicanos. Geralmente é feito com jalapeños que não amadureceram. Embora não haja diferenças no calor e no gosto, essas pimentas podem ser ingeridas e apreciadas durante todos os estágios de seu crescimento e amadurecimento. O molho verde tem esse nome devido à cor dos jalapeños que não amadureceram.

Mistura de pimentas

Muitos fabricantes de molhos picantes oferecem misturas que apresentam outras pimentas combinadas com jalapeños, maduros ou não. O tabasco, tradicionalmente feito com a espécie Capsicum frutescens, também está disponível nessa versão. Outros molhos misturam os jalapeños com pimenta-banana, habanero e chipotle, sua versão defumada.

Molhos extremos

Alguns molhos com jalapeño não são para corações fracos -- literalmente. Muitos fabricantes adicionam uma quantidade concentrada de capsaicina -- o ingrediente ativo que dá o calor às pimentas -- ao jalapeño para aumentar a intensidade e a sensação quente do molho. Os molhos mais extremos disponíveis no mercado normalmente medem incríveis 16.000.000 unidades Scoville -- mais de 3.200 vezes o nível do jalapeño.

Molho jalapeño caseiro

Praticamente qualquer pessoa pode fazer um molho jalapeño caseiro simples com pimentas frescas em qualquer estágio de amadurecimento, vindas do jardim ou do mercado. Misture 425 gramas de molho de tomate com 340 gramas de extrato de tomate, ambos enlatados, 1/2 xícara de vinagre, 1/4 de xícara de suco de limão, 1 colher de sopa de sal e a mesma medida de pimenta em pó e cominho em uma tigela grande. Pique uma cebola, 2 a 3 xícaras de pimentões e 1 xícara de jalapeños frescos e acrescente à mistura. Bata o preparado no processador até virar um purê, ponha na geladeira e utilize-o em sanduíches, carnes e lanches.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível