Mais
×

Como dizer se um molusco está estragado para comer

Quando você levar para casa moluscos vivos, precisa armazená-los na geladeira, pois eles não vivem por muito tempo e estragam rapidamente. A refrigeração retarda o crescimento de bactérias e mantém o marisco vivo, o que é necessário para o consumo seguro. Verifique os moluscos na casca com cuidado antes de comê-los para evitar correr o risco de uma grave doença de origem alimentar. Coma-os frescos dentro de dois a três dias para um melhor sabor.

Instruções

Moluscos frescos transportam o sabor salgado do mar para sua mesa de jantar (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
  1. Verifique o exterior dos moluscos. Descarte os que tiverem conchas quebradas ou rachadas, porque podem abrigar bactérias.

  2. Verifique cada concha para ter certeza de que está bem fechada. Conchas de moluscos que estão abertas ou ligeiramente entreabertas indicam que o animal pode ter morrido. Além disso, toque nas abertas para ver se fecham. Descarte moluscos que permanecem abertos.

  3. Cheire os moluscos. Os frescos possuem um cheiro de água salgada. Por sua vez, os estragados têm cheiro de peixe ou amônia.

  4. Prepare os moluscos utilizando o método de cozimento desejado. Descarte os que possuem conchas que não abram durante o cozimento, pois provavelmente morreram antes de cozinhar.

Dicas

  • Remova os moluscos frescos da embalagem, de modo que eles possam respirar. Guarde-os na geladeira em um recipiente aberto. Mergulhe papel-toalha em água para umedecê-los e, em seguida, cubra a parte superior do recipiente com eles para ajudar a fornecer umidade.

Aviso

  • Evite guardar os moluscos diretamente no gelo, pois o frio extremo pode matá-los.
  • Nunca guarde moluscos em um recipiente fechado, saco ou submersos em água, pois não conseguem respirar e morrem.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article