Mais
×

Como saber o momento ideal para oferecer uva-passa a uma criança

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A uva-passa é um lanche saudável para se comer. Ela fornece muitas vitaminas, minerais e uma grande quantidade de fibras dietéticas. Apesar dos citados benefícios, a uva-passa pode ser um perigoso alimento para os bebês. Por não ser tão pequena, ela pode causar a asfixia. Ademais, as passas são pegajosas, podendo ficar presas na garganta da criança.

Instruções

Apesar de saudável, a uva-passa pode ser um perigoso alimento para as crianças (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)
  1. Aguarde até a criança completar quatro anos de idade. Apesar de algumas já conseguirem comer passas a partir dos três anos, por uma questão de segurança, a maioria dos pediatras recomenda esperar até que a criança complete quatro anos de idade.

  2. Corte as passas em pedaços pequenos. Isso reduzirá o risco de o bebê engasgar com elas.

  3. Observe a criança de perto, certificando-se de que ela não engasgará com alguma passa que eventualmente fique presa em sua garganta.

  4. Escove os dentes da criança após a ingestão de uvas-passas. Por ser um alimento bastante pegajoso, as passas podem ficar presas no esmalte dos dentes. Aliás, esse é um terreno fértil para a proliferação de bactérias, que podem provocar cáries e o apodrecimento dos dentes. Se a escova não for muito eficiente, dê um pouco de água para o bebê, a fim de retirar as passas que ficaram presas.

  5. Observe o desenvolvimento da criança como sendo um guia para informar o momento ideal para oferecer passas para ela comer. Como cada criança se desenvolve de maneira diferente, esse momento ideal poderá ser um pouco mais demorado. A questão da idade correta para oferecer o alimento, defendida por pediatras, se trata apenas de uma diretriz geral, devendo ser considerada como uma mera sugestão. Se houver qualquer dúvida, espere um pouco mais para oferecer passas à criança.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article