A velocidade do olho humano em objetos em movimento

O olho humano pode processar imagens em uma fração de segundos

eye image by Pali A from Fotolia.com

O olho humano leva cerca de 40 milésimos de segundos para processar uma imagem. Um ser humano pode perceber 25 imagens diferentes por segundo, ou perceber o mesmo objeto 25 vezes em um segundo. Infelizmente, o cérebro não consegue processar essa informação tão rápido. Em vez disso, o que ele parece fazer, de acordo com pesquisadores da Universidade McGill, é armazenar as informações dessas imagens e fazer adições a elas. Uma vez que se tem uma visualização, por exemplo, de um pássaro em voo, ele simplesmente adiciona novas informações para a imagem, o que é chamado de efeito beta.

Função

O olho humano captura uma imagem, como uma fotografia. Nesse ponto, isso é apenas luz. A retina detecta a imagem e muda os sinais luminosos para elétricos antes de passar a informação para o cérebro. Os nervos transportam o sinal da retina para o cérebro, o qual decodifica a informação e, utilizando a memória, decodifica a informação para identificar a imagem.

Filme e TV

Um filme ou um programa de televisão são feitos de imagens estáticas. O olhos e o cérebro humano percebem o movimento devido aos quadros, que vão passando a uma velocidade que faz com que os espaços negros sejam desprezíveis. Em um filme, move-se cerca de 24 quadros por segundo (fps), enquanto o vídeo de alta definição pode ser filmado em até 60 quadros por segundos. Os filmes antigos, como os de 1920 e 1930, parecem um pouco agitados e todo mundo parece estar se movendo rapidamente, devido a muitos deles terem sido filmados em 16 quadros por segundos.

Escuridão e luz

Não há uma razão para se acreditar que a percepção ideal é retardada quando as luzes vão se apagando. De acordo com a Associação Americana de Optometria, quando as luzes se apagam, "A acuidade visual pode ser reduzida a 20/200 ou até menos". A associação também destaca que alguma visão colorida é perdida em situações escuras. Embora informações sobre o tema específico não esteja amplamente disponível, isso provavelmente significa uma lentidão na capacidade cerebral e dos olhos de processar a informação visual.

eHow Brasil
×