×
Loading ...

Como montar uma BMX para fazer manobras em terreno plano

Atualizado em 17 abril, 2017

A maior parte das bicicletas de aro 20 é chamada de BMX, mas isso é uma definição incorreta. Uma BMX é desenhada para corridas de bicicross, é feita de alumínio leve e não é apropriada para praticar manobras de flatland — um esporte competitivo baseado em equilíbrio na bicicleta. Uma bicicleta de aro 20 freestyle é geralmente mais pesada, feita de aço sólido e equipada com um giroscópio (um desembaraçador de freios) vindo de fábrica, que permite que o guidão seja girado completamente sem que os cabos do freio o impeçam. Estas bicicletas são frequentemente confundidas com a BMX, e por isso muitas pessoas desejam "converter uma BMX em flatland", quando na realidade já possuem uma bicicleta apropriada para manobras de flatland, faltando apenas a instalação dos pinos para tanto.

Instruções

Uma BMX é feita para corridas, e não para flatland (bmx image by Claudio Calcagno from Fotolia.com)

    Instalando os pinos

  1. Remova a porca e a arruela de um eixo, girando-a em sentido anti-horário com a chave de soquete e chave de fenda apropriadas. Deixe a arruela de lado, pois os pinos estarão em seu lugar.

    Loading...
    O parafuso que liga a roda ao aro guarda a porca do eixo (bmx weels image by Alexey Klementiev from Fotolia.com)
  2. Deslize um pino sobre o eixo usando o espaçador incluso para eixos menores se necessário.

  3. Insira a porca do eixo no soquete e, usando a extensão de 5 cm e a chave de fendas, recoloque a porca, girando-a em sentido horário.

  4. Repita os passos de 1 a 3 até que todos os pinos estejam instalados.

    Bicicletas com pinos instalados (bmx on the street image by Alexey Klementiev from Fotolia.com)
Loading...

Dicas

  • Certifique-se de que a roda esteja bem colocada no aro antes de apertar completamente o eixo. Pinos universais são facilmente obtidos em lojas de bicicletas.

Aviso

  • Nunca use uma arruela com pinos, a menos que sejam especificamente desenhadas para eles. Um diâmetro de arruela menor do que o diâmetro da base do pino criará um ponto alavancado e possivelmente sobrará ou quebrará o eixo quando sofrer pressão.
  • Pinos de amarração não são recomendados, pois eles podem facilmente se desamarrar durante uma manobra. Use apenas pinos parafusados.
  • A maior parte das crianças com menos de 16 anos não tem a força necessária para apertar os parafusos de uma bicicleta com a pressão requerida, e não deve nunca tentar reparar o veículo sem supervisão de adultos.

O que você precisa

  • Quatro pinos universais sem fio para eixos 3/8 e eixos de 14 mm
  • Chave de 3/8
  • Soquete fundo de 15 mm
  • Soquete fundo de 19 mm
  • Extensão de soquete de 5 cm

Referências

Loading ...
Loading ...