Gastronomia

Como montar um bolo de camadas

Escrito por stevie kremer | Traduzido por maria renata c. m. siqueira
Como montar um bolo de camadas

Como empilhar um bolo de camadas

Para fazer um bolo realmente impressionante para uma comemoração especial, os confeiteiros normalmente empilham vários bolos de diâmetros diferentes, um em cima do outro. Cada um desses bolos empilhados é chamado de "camada". Normalmente, o maior bolo é a camada da base e os menores bolos são empilhados em direção ao topo. Você pode empilhar de duas a cinco ou mais camadas, podendo colocá-las uma diretamente em cima da outra, ou suspendê-las utilizando colunas (pilares) e pratos separadores. Cada camada é comumente um bolo duas camadas, com glacê ou algum recheio especial entre elas.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Hastes de madeira
  • Faca utilitária
  • Bolos de duas camadas de diversos diâmetros
  • Bases de papelão para bolos
  • Colunas de plástico (quatro por camada)
  • Pratos separadores de plástico (dois por camada)
  • Colunas de suporte

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Coloque cada bolo de duas camadas na base redonda de papelão para bolo. (Para um bolo grande, essa base deve ser aproximadamente 5 centímetros maior em diâmetro do que ele; para bolos menores, a base deve ser do mesmo tamanho do diâmetro.) Cada bolo deve ter glacê entre as camadas, assim como nas laterais e na superfície do bolo.

  2. 2

    Meça a altura do maior bolo e corte 4 hastes de madeira de diâmetro de 0,6 centímetros, em um comprimento em torno de 0,15 centímetros menor do que a medida do que a altura do bolo. (As hastes de madeira são simples palitos de madeira arredondados, que podem ser encontrados em diversos diâmetros em qualquer loja de ferragens ou artesanato.) Enfie as hastes na porção central do bolo, com uma distância entre elas que as faça suportar o peso do próximo bolo. Gentilmente coloque o segundo bolo em cima do maior bolo, centralizando-o sobre as hastes de madeira. Note que sem as hastes de madeira no lugar, o peso do segundo bolo faria com que o mesmo afundasse no bolo de baixo.

  3. 3

    Continue medindo a altura do segundo bolo, e cortando 4 hastes de comprimento 0,15 centímetros menor do que a altura, e as enfie na porção central do segundo bolo, fazendo com que as hastes aguentem o peso do terceiro bolo. Repita esse procedimento até que todos os bolos estejam empilhados com os suportes de hastes fixos entre cada camada.

  4. 4

    Se você prefere usar colunas ou pilares para segurar cada camada, você ainda precisará usar as hastes de madeira enfiadas na porção central de cada bolo. Ao invés de colocar o próximo bolo diretamente em cima do outro bolo anterior, em uma superfície dura, como uma mesa, vire um dos pratos separadores fazendo com que suas "pernas" apontem para cima . Coloque uma coluna em cada "perna" e então coloque um outro prato separador com as "pernas" viradas para baixo, encaixando-nos na parte de cima das colunas. Centralize este prato com colunas, que você acabou de fazer, em cima das hastes do maior bolo. Cuidadosamente centralize o segundo bolo em cima desse prato com colunas.

  5. 5

    Meça, corte e enfie quatro hastes no bolo seguinte, faça um outro prato com colunas e o centralize em cima do segundo bolo. Continue o procedimento até que todos os bolos estejam empilhados. (Note que todos os pratos separadores devem ter o mesmo diâmetro.)

  6. 6

    Se você possui colunas de suporte, coloque o maior bolo em uma base para bolos que é aproximadamente 5 centímetros maior em diâmetro do que o bolo. Pegue o prato separador em que o segundo bolo ficará e, segurando o prato com as "pernas" para baixo, centralize-o no maior bolo e gentilmente pressione as "pernas" para fazer marcas no glacê, e então retire o prato separador. Enfie os pilares no bolo maior, usando as marcas como guia. Coloque as "pernas" do prato para baixo e coloque cada uma no buraco de cima da coluna que você já havia colocado no bolo maior. Coloque o segundo bolo no prato separador. Marque o segundo bolo com as "pernas" do próximo prato, alinhe as colunas com as marcas, e as pressione sob o bolo até que elas parem; coloque as "pernas" do prato na parte de cima da segunda camada de colunas e coloque o terceiro bolo no prato separador. Não marque a superfície do último bolo.

Dicas & Advertências

  • Tenha as decorações já prontas e coloque-as no bolo de camadas, já na mesa onde ele será colocado e servido.
  • Sempre traga glacê e decoração extra para o local da festa, para redecorar ou arrumar qualquer problema que possa ter ocorrido durante o transporte dos bolos.
  • Nunca transporte um bolo de andares. Ao invés disso, monte o bolo diretamente na mesa onde ele será exibido e servido.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media