Mais
×

Como montar braçadeiras de cortinas

Atualizado em 17 abril, 2017

As braçadeiras de cortina não são simplesmente funcionais: elas podem adicionar um toque dramático em cortinas simples. Você pode comprar braçadeiras já prontas, ou você mesmo pode criar uma. Uma vantagem dessas braçadeiras é que elas podem ser modificadas facilmente, com pouca despesa e esforços, para criar um visual diferente.

As braçadeiras de cortina podem adicionar um toque dramático em cortinas simples (Jupiterimages /Polka Dot/Getty Images)

Pendões

As braçadeiras em forma de pendão, confeccionadas em seda, lã ou linho, tornaram-se populares no século 19. As braçadeiras com estilo vintage são feitos à mão e podem ser bastante caras. Mas você pode encontrar imitações delas por um preço muito mais baixo. Instale as braçadeiras em um gancho, decorativo ou simples, perfurado na parede, na extremidade exterior das cortinas. Para dar uma aparência mais cheia às cortinas, posicione a braçadeira a cerca de 2/3 do comprimento abaixo do painel de cortina. Você também pode fazer suas próprias braçadeiras costurando fios de seda em pendões pré-fabricados.

Metal, vidro e plástico

Você pode encontrar braçadeiras antigas ou contemporâneas, feitas em vidro ou plástico e com diversos preços. Essas braçadeiras decorativas são montadas diretamente sobre a parede. Instale-as a cerca de 4 cm da borda interna da moldura da janela, se usadas sozinhas; ou na borda externa das cortinas para combiná-las com braçadeiras pendão. Para a instalação, faça um furo para cada braçadeira usando uma broca um pouco mais estreita do que o suporte da braçadeira. Cuidadosamente parafuse segurando o suporte, e não a face da braçadeira. Se ela for feita de vidro, sempre cubra o chão com um cobertor durante a instalação, para impedi-la de quebrar se você a deixar cair.

Tecido

Se você tem tecido extra que sobrou da bainha das suas cortinas, você pode usá-lo para fazer braçadeiras que combinam. Caso contrário, você pode fazer a braçadeira de uma cor contrastante. Peça para uma costureira personalizar a braçadeira, ou então economize dinheiro e faça isso você mesmo. Uma braçadeira de tecido, semelhante a uma braçadeira pendão, é basicamente um laço. Neste caso, o laço tem vários centímetros de largura e é endurecido com tecido de entretela.

Para fazer sua própria braçadeira, crie um modelo retangular ou curvo em uma folha de papel. Determine o tamanho do modelo, utilizando uma fita métrica para montar o tecido da cortina na posição desejada. Use o modelo para cortar dois pedaços de tecido e um pedaço tecido de entretela para cada braçadeira. Coloque a entretela entre dois pedaços de tecido e junte-os. Prenda um pequeno anel de metal na borda externa de cada braçadeira de tecido. Assim como numa braçadeira pendão, instale um gancho na parede na extremidade exterior das cortinas. Prenda as braçadeiras no gancho com os anéis de metal.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article