Mais
×

Como montar uma caixa de filtragem (sump) em um aquário

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Sumps, ou refúgios, são aquários menores separados do tanque principal. Eles são tanques independentes que normalmente ficam em baixo ou atrás do tanque principal, dividem a água do aquário e guardam os equipamentos ou criaturas menores que não ficariam seguras no tanque principal. Monte sua caixa de filtragem atrás do aquário para esconder os equipamentos ou do lado do aquário para acomodar os animais.

Instruções

Um refúgio pode esconder os equipamentos ou manter uma criatura menor mais segura (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Encontre o melhor lugar para colocar a sua caixa de filtragem. Ela deve ficar abaixo do nível da água do tanque principal, para poder desfrutar da gravidade e fazer parte do sistema de filtragem do aquário. Coloque o refúgio em um lugar que ele possa ficar por muito tempo.

  2. Faça dois furos na lateral do seu aquário, com um diâmetro igual da mangueira plástica que estiver usando. A mangueira deve ser longa o suficiente para sair da caixa de filtragem do tanque principal sem dobras. Insira uma mangueira dentro de cada furo, sem esticá-la dentro do aquário propriamente dito. Uma delas transportará a água do tanque principal para o refúgio e a outra fará o inverso. Utilize o selante em torno dos furos pelo lado de fora para fixar as mangueiras e para deixar os furos à prova d'água.

  3. Monte o seu equipamento de bomba e filtragem no tanque de refúgio, seguindo as instruções do fabricante. Conecte uma das mangueiras conforme as instruções que vieram com o equipamento, para que a água seja levada de volta para o tanque principal. Posicione a válvula de aperto no final da mangueira para controlar a velocidade com que a bomba devolve a água para o tanque principal.

  4. Configure a segunda mangueira plástica. Fixe-a com as saídas alternativas da sua bomba seguindo as instruções do fabricante, de modo que a água seja sugada do tanque principal em direção ao seu sistema de filtragem, para completar a troca de água e manter a água nivelada nos dois tanques.

  5. Use a válvula para moderar a taxa de troca de água, abrindo-a e fechando-a para ter certeza que a mesma quantidade de água está entrando e saindo da caixa em todos os momentos. Sempre mantenha o nível de água na caixa nivelada, senão correrá o risco que ela transborde.

Dicas

  • Crie algas, peixes pequenos e organismos alimentadores na caixa de filtro.
  • Sempre configure as bombas com o aquário vazio. Ligue-a depois de encher o tanque de água.
  • As mangueiras plásticas para aquários estão disponíveis em lojas de animais ou de aquários.

Aviso

  • Organismos e areia podem ficar presos na sucção da bomba se ela estiver muito forte.

O que você precisa

  • Bomba/ caixa de filtro / aquário pequeno
  • Furadeira
  • Mangueira plástica
  • Selante
  • Sistema de filtro e bomba
  • Válvula
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article