Como montar uma companhia de pintura

Escrito por emily beach | Traduzido por marcos vinicios de araújo barros
Como montar uma companhia de pintura
Lata de tinta (Wiki Commons)

Além dos serviços tradicionais, as companhias de pintura também instalam papel de parede e fazem acabamento de pisos. Essas empresas trabalham em projetos comerciais e residenciais. Porém, algumas são especializadas apenas em um tipo de serviço. Abrir uma companhia de pintura é fácil e requer pouco investimento inicial. Comece com projetos menores e aumente a quantidade de serviços e a contratação de mão de obra à medida que forem surgindo mais trabalhos. Desse modo, a sua empresa crescerá com um risco mínimo de falência e você terá grandes chances de sucesso.

Instruções

  1. 1

    Decida quais tipos de serviços irá oferecer. Determine se vai se concentrar no ramo de pintura residencial ou comercial e se vai prestar outros tipos de serviços, como instalação de papel de parede e revestimentos especiais. Tenha em mente que quanto mais amplo for o leque de serviços oferecidos, mais ferramentas, materiais e treinamento serão necessários.

  2. 2

    Divulgue o nome da sua empresa para o seu público-alvo. Se for uma companhia de pintura residencial, distribua panfletos, coloque anúncios em jornais e faça propaganda boca a boca. Se for uma companhia para clientes comerciais, entre em contato com empreiteiros de vários segmentos da sua cidade e apresente a sua empresa. Peça uma oportunidade para dar o seu preço para realizar alguns projetos com eles ou forneça orçamentos baseados nas plantas do imóvel.

  3. 3

    Compre ferramentas e equipamentos. Você vai precisar de escadas, andaimes e elevadores, além de pincéis, rolos e bandejas. Para os trabalhos comerciais, será necessário ter em mãos um compressor de tinta, rolos grandes de pintura para área comercial e ferramentas. Se pretende prestar serviços de instalação de papel de parede, também será preciso investir em materiais secundários para fazer esse tipo de serviço.

  4. 4

    Encontre e treine seus funcionários. Nos primeiro trabalhos, talvez necessite de ajudantes para auxiliá-lo somente por meio período. Dedique o tempo para treinar essas pessoas enquanto elas estiverem trabalhando com você, depois elas ajudarão a ensinar novos funcionários à medida que a companhia for crescendo. Mostre a eles como o trabalho deve ser realizado, como conservar as ferramentas e como o cliente deve ser tratado.

  5. 5

    Obtenha uma licença emitida pelo estado ou prefeitura para abrir a sua companhia. Na maioria das cidades, você pode obter uma licença em um órgão do governo, como na Receita. Se não souber onde pedir a sua licença, consulte a seção “Recursos” desse artigo.

Dicas & Advertências

  • Se precisar de dinheiro adiantado para pagar pelos materiais que serão necessários para dar início aos trabalhos, ofereça um desconto aos seus clientes se eles derem um adiantamento pelo serviço. Isso é bastante comum nas empreitas residenciais, mas também pode ser aceito por companhias comerciais que querem fechar negócio.