Como montar exercícios de aquecimento para um time de beisebol

Escrito por greg stone | Traduzido por kauan benthien pereira macedo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como montar exercícios de aquecimento para um time de beisebol
Exercícios de aquecimento ajudam os atletas a terem foco, enquanto os protegem de lesões (throwing the baseball image by jimcox40 from Fotolia.com)

Beisebol utiliza muitos grupos musculares durante o jogo. Atletas torcem, giram, esticam-se, fazem movimentos bruscos e mergulham durante um jogo. Bons treinadores entendem que antes de qualquer treino ou jogo, um programa de aquecimento protege os atletas de lesões e também ajuda a concentrar a mente e o corpo para o que virá. Os exercícios devem ser feitos em conjunto, para promover o espírito de equipe e a unidade, bem como ter uma ordem e direção específica para preparar todos os grupos musculares.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Faça uma lista de todos os movimentos necessários para um jogo de beisebol. Projete os treinos de aquecimento para que incorporem todos esses grupos musculares. Os jogadores de beisebol usam principalmente as pernas, o estômago, as costas e os braços durante um jogo comum.

  2. 2

    Comece cada exercício de aquecimento pelas pernas. Concentre-se no alongamento dos tendões, dos quadris, das pernas. Depois, faça a equipe fazer agachamentos juntos. Fique com os pés na largura dos ombros e com as mãos nos quadris. Dobre os joelhos e abaixe o corpo até que as coxas fiquem paralelas ao chão. Volte para a posição inicial e repita de seis a oito vezes. Os recebedores devem fazer esse exercício mais algumas vezes, pois agacham várias vezes durante o jogo.

  3. 3

    Faça os atletas ficarem com os pés a cerca de 90 cm de distância, esticando os braços para os lados. Gire o corpo para a esquerda e para a direita, para esticar a parte central. Um jogador de beisebol muitas vezes se machuca de movimentos de torção, puxando os músculos na barriga e nas costas. Aqueça essas áreas fazendo esse exercício de rotação do tronco de oito a dez vezes.

  4. 4

    Faça corridas rápidas curtas começando de uma posição demarcada, simulando a tomada da primeira base. Jogue o braço direito para trás, empurre a perna e corra para a direita, com quatro passos longos. Em seguida, trote devagar, para fazer voltar a fazer mais algumas. Repita este exercício de seis a oito vezes.

  5. 5

    Alongue e aqueça os braços antes de tentar jogar a bola. Comece em pé com os braços estendidos para os lados. Estique os braços para trás, sentindo o alongamento no peito. Em seguida, mova os braços para frente, cruzando-os na medida do possível. Isso alonga os músculos dos ombros traseiros. Faça este exercício lentamente e repita o movimento 10 vezes.

  6. 6

    Estenda os braços para os lados e faça pequenos círculos no sentido horário. Aumente lentamente os círculos até que os braços estejam estendidos e fazendo grandes círculos. Diminua os círculos devagar novamente, voltando a fazer pequenos círculos. Repita o processo fazendo círculos anti-horário. Este exercício aquece a parte superior dos braços e do corpo, além de esticar e relaxar os músculos do ombro.

  7. 7

    Junte os atletas em pares, colocando-os a três metros de distância, e comece jogando bolas fracas. Os arremessos não devem ser retos, mas sim em arco. Recue lentamente, enquanto ainda joga a bola, para poder esticar o braço todo. Use a mecânica adequada ao ir para trás. A uma distância de cerca de 30 m, comece a usar a técnica de crow-hop. Este movimento com os pés prepara o seu arremesso corretamente, usando todo o seu corpo e não apenas o braço. Após cerca de 10 minutos, comece a jogar a bola diretamente um para o outro, aproximando de maneira gradual, até que você esteja de volta aos 3 m de distância.

Dicas & Advertências

  • Incentive seus atletas a se prepararem mentalmente, assim como rever as responsabilidades defensivas e ofensivas do jogo, enquanto se aquece fisicamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível