on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como montar uma guitarra Stratocaster

Atualizado em 22 julho, 2017

Com seu modelo instantaneamente reconhecível e seu tom único, a Fender Stratocaster se tornou a quintessência das guitarras elétricas, desde que seu primeiro modelo surgiu, em 1954. Quase unicamente, ela definiu o estilo e o som do rock and roll de uma geração inteira e se tornou um dos mais populares instrumentos da história.

O design modular da Strat permite ser facilmente montado, reparado e personalizado e, com um pouco de esforço e ferramentas simples, você mesmo pode montar sua Stratocaster, com um estoque de peças de reposição Fender ou peças customizadas feitas à mão. Se você nunca construiu uma guitarra antes, irá aprender muito sobre seu instrumento e, quando o processo estiver completo, terá um novo senso de conexão especial com a sua guitarra.

Instruções

Stratocaster (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)
  1. Monte o escudo. O escudo da Stratocaster atua como o fixador de três captadores single-coil, um botão de volume e dois de tom e uma chave seletora. Consulte um guia de esquema elétrico para detalhes da configuração e instrução para o seu modelo específico.

    Loading...
  2. Passe o cabo terra do trêmulo pela cavidade da ponte e os fios de output preto e branco pela cavidade do jack e pelo parafuso de escudo no corpo. Não aperte demais os parafusos, para não espanar os buracos na guitarra.

  3. Instale o jack. Solde os fios preto e branco no jack e parafuse-os no corpo.

  4. Instale a ponte. Parafuse os dois parafusos longos que seguram as molas apenas algumas voltas no corpo e solde o fio terra na presilha das molas. Vire a guitarra e prenda o bloco da ponte, deixando uma folga de 6 mm nos parafusos, para que o bloco possa se mover. Vire o corpo da guitarra de novo e estique as molas do trêmulo na posição do fundo do bloco, espaçando conforme sua configuração de preferência. Parafuse a proteção de plástico no corpo.

  5. Instale as tarraxas no headstock. Aperte-as seguramente com a chave de boca escalonada, mas não aperte demais, pois pode espanar a rosca e danificar o headstock.

  6. Fixe o braço. Parafuse na placa do braço e deixe 6 mm de folga. Alinhe o braço com o corpo e cuidadosamente aperte os parafusos de baixo. Aperte os parafusos alternadamente em sucessão, apertando cada um antes de partir para o próximo, e continue o processo até apertar os quatro. Não aperte um de cada vez, pois isso pode danificar o braço.

  7. Instale as cordas. Comece com as cordas Mi e cheque se precisam de ajustes no ângulo do braço e da altura. Quando confirmar que o braço está posicionado corretamente, instale as outras cordas, afine-as e toque sua guitarra.

Loading...

O que você precisa

  • Chave Philips
  • Alicate de bico fino
  • Chave de boca escalonada
  • Ferro de solda

Referências

Loading ...
Loading ...