×
Loading ...

Como montar um hexágono com cinco peças de tangram

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Originário da China do século 19, o tangram é tão divertido quanto educacional; ao manipularem as peças, os estudantes aprendem sobre geometria e proporções. Embora a maior parte dos tangrans use sete peças para formar figuras geométricas maiores, objetos, animais e pessoas, algumas figuras podem ser formadas por um número menor de peças.

Instruções

Neste exemplo, o tangram será usado para montar um hexágono com extremidades pontiagudas nas partes superior e inferior (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Remova o quadrado e o paralelogramo do conjunto de peças. Para montar o hexágono, serão necessários apenas os cinco triângulos: dois grandes, um médio e dois pequenos.

    Loading...
  2. Pegue os dois triângulos grandes e posicione suas hipotenusas juntas. Assim, será montado um quadrado que ficará no centro do hexágono.

  3. Posicione o triângulo médio acima do quadrado, com o ângulo reto apontando para cima. Sua hipotenusa tem o mesmo comprimento do lado do quadrado.

  4. Forme outro triângulo de tamanho médio com os dois triângulos menores. Posicione seus ângulos retos juntos, de modo que um lado de um dos triângulos fique alinhado com um lado do outro.

  5. Inverta o triângulo médio criado no Passo 4, de modo que sua hipotenusa encaixe na borda inferior do quadrado. Assim, será montado um hexágono com extremidades pontiagudas nas partes superior e inferior.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...