Mais
×

Como montar um kit de primeiros socorros

Monte um kit de primeiros socorros
Getty Images

Introdução

Seja cuidando de joelhos e cotovelos ralados no jardim ou enfaixando um tornozelo torcido na beira da estrada, ter materiais de primeiros socorros é essencial tanto em casa quanto no dia a dia. Acidentes de qualquer tipo com certeza vão acontecer e estar preparado é essencial para garantir a segurança de sua família. Montar um kit de primeiros socorros para se ter à mão não vai levá-lo à falência ou ocupar muito espaço em seu carro ou no armário. Na verdade, ao juntar os materiais básicos, você estará se preparando para lidar melhor com lesões inesperadas.

É essencial saber como tratar diferentes ferimentos
Monkey Business Images Ltd/Monkey Business/Getty Images

Manual de primeiros socorros

Embora pareça tolo ocupar espaço em seu kit com materiais de leitura, um manual, guia ou aplicativo para smartphones sobre primeiros socorros pode ajudá-lo em situações de emergência, conta Karen Lee, autora do livro "Emergency Items for Your Storage and 72-Hour Emergency Kit" ("Itens de Emergência para guardar e para o kit de emergência para 72 horas", em tradução livre). Um manual de primeiros socorros oferece dicas sobre como tratar ferimentos, limpar e fazer curativos em arranhões e cortes e até mesmo como parar sangramentos nasais ou tratar queimaduras pelo frio. Não importa se você está preso na beira da estrada ou passando por uma pequena emergência em casa, saber como tratar os ferimentos enquanto espera por ajuda profissional pode fazer diferença em uma situação de vida ou morte.

Inclua vários tipos de curativos para estar preparado para qualquer machucado
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Curativos variados

Desde bandeides para pequenos dodóis a faixas e esparadrapo para ferimentos maiores, incluir curativos variados no seu kit de primeiros socorros é essencial. Existem curativos de todas as formas e tamanhos, então tenha vários dentro do kit, em um saco com zíper — com bandeides, fechos borboleta e curativos para os dedos — para estar preparado para qualquer tipo de machucado. Inclua também rolos de gaze, faixas elásticas e lenços esterilizados para queimaduras. Karen sugere incluir tesoura, estilete e uma pinça para cortar os curativos e retirar farpas ou estilhaços com segurança.

Pomadas e antisépticos são essenciais
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Pomadas e produtos antissépticos

Quando um acidente acontece, manter um ambiente esterilizado é essencial para prevenir infecções. Tenha as ferramentas certas para limpar cortes, arranhões e ferimentos guardando um antisséptico, desinfetante para as mãos e panos limpos. Em casos onde os ferimentos precisem de tratamento imediato, Karen Lee sugere ter um creme antibiótico para prevenir infecções e gel de aloe vera para queimaduras, além de curativos para o alívio de picadas de insetos, loção de calamina para pele seca e irritada e pomadas tópicas para coceira, erupções cutâneas e irritações na pele. Guarde também um par de luvas que não sejam feitas de látex para aplicar qualquer antisséptico ou pomada durante uma emergência.

Alguns remédios podem ser de grande ajuda em emergências
BananaStock/BananaStock/Getty Images

Remédios

Além de pomadas e cremes, pode ser preciso administrar remédios em caso de emergência. Adicionar remédios prescritos a um kit de primeiros socorros pode ajudar a manter a vítima confortável. Karen sugere incluir aspirina para a dor, remédios antidiarreia e xarope de ipeca caso haja a ingestão de veneno. Para reações alérgicas extremas, ter um anti-histamínico como difenidramina ou uma injeção de epinefrina em seu kit de primeiros socorros é crucial. Remédios para alergia tratam reações a picadas, ferroadas ou alimentos ingeridos. "Além disso, um inalante de amônia pode ajudar a acordar uma pessoa inconsciente, então tenha um no kit também", sugere a escritora.

Compressas instantâneas podem ajudar a aliviar a dor
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Compressa instantânea

Para tratar dores, lembre-se de incluir uma bolsa quente/fria instantânea em seu kit. Karen recomenda compressas instantâneas para reduzir o inchaço em caso de lesões. Elas podem atingir temperaturas de até 55ºC ou tão baixas quanto -3ºC dentro de um minuto. Depois que as câmaras são rompidas, a compressa vai reter a temperatura por aproximadamente 20 minutos, observa Karen.

Cobertores podem ajudar pessoas em choque
andrewsafonov/iStock/Getty Images

Cobertor

Talvez você tenha vários cobertores pela casa, então guarde um junto do kit de primeiros socorros para que ele esteja facilmente acessível em caso de emergência. Um cobertor também deve ser guardado no kit do carro. Mesmo que seu carro forneça calor enquanto está ligado, se ele quebrar, talvez não seja seguro deixá-lo ligado ou usando o combustível na beira da estrada. Garanta que a vítima possa ser mantida quente tendo um cobertor à mão, sugere Karen. Os cobertores também são necessários para ajudar a cobrir uma pessoa em choque, ela explica.

Barrinhas de cereais são lanches ótimos e compactos
baibaz/iStock/Getty Images

Lanches

Quando seu carro quebra ou falta luz em casa, ter lanches e alimentos não perecíveis à mão em seu kit de primeiros socorros pode ajudá-lo a manter-se confortável. Lorraine Holmes Milton, autora do livro "Disaster Master Plan" ("Plano Mestre para o Desastre", em tradução livre), recomenda guardar barrinhas de cereais e lanches compactos em seu kit. Inclua gel saborizado ou gel de glicose em caso de uma emergência diabética.

Garrafas d'água podem ajudar a evitar desidratação e insolação
chrisdorney/iStock/Getty Images

Água

Uma garrafa de água em seu kit de primeiros socorros não só ajuda a hidratá-lo em dias quentes, mas você também pode usá-la para limpar ferimentos, arranhões e cortes. Guarde algumas garrafas de água em seu carro e no kit de primeiros socorros em casa, sugere Lorraine. Ter água por perto pode evitar complicações e graves emergências médicas, como insolação e desidratação.

A lanterna pode ajudar em casos de falta de luz
Ratth/iStock/Getty Images

Lanterna

Uma lanterna é uma ferramenta essencial tanto em casa quanto no carro quando se está no escuro ou quando falta luz. Tenha um pequeno aparelho que produza luz, como uma lanterna ou bastão brilhoso no carro, sugere Avi Goldstein, paramédico de Nova Iorque e presidente da StatGear, fabricante de produtos de sobrevivência. Uma lanterna comum ou um isqueiro de longo alcance para acender velas é um item essencial em seu kit de primeiros socorros. Sempre tenha pilhas novas para sua lanterna.