Como montar uma maquete do sistema solar

Escrito por allison horky | Traduzido por octhavio martins
Como montar uma maquete do sistema solar
O sistema solar tem oito planetas, representados aqui em ordem inversa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O sistema solar é composto por oito planetas, nove se você incluir Plutão, que é agora classificado como um planeta anão. Todos eles giram em torno de uma estrela chamada sol. Para montar uma maquete do sistema solar, você precisa saber a ordem dos planetas, seus tamanhos e cores. Esta atividade escolar é uma forma divertida de aprender a ordem dos planetas, bem como especular o que suas superfícies podem ser, dependendo de suas cores.

Instruções

    A caixa estrelada

  1. 1

    Corte as abas de uma grande caixa de papelão -- 120 cm de largura, 90 cm de altura e 120 cm de profundidade é um tamanho ideal. Todo o sistema solar tem de caber dentro dessa caixa.

  2. 2

    Use uma mistura de tinta acrílica azul-escura e preta para cobrir a parte interna da caixa. Use um pincel grande para cobrir uma área maior em um curto período de tempo

  3. 3

    Pinte estrelas brancas aleatoriamente no interior uma vez que a primeira mão de tinta tenha secado. Deve levar de 30 minutos até uma hora para a tinta acrílica secar completamente.

    Pinte os planetas

  1. 1

    Defina os planetas e o sol em uma linha de acordo com seus tamanhos corretos. A maior bola de isopor pertence ao Sol, o centro do sistema solar. A menor bola deve ser Mercúrio, o planeta mais próximo do sol. A próxima maior bola é Vênus. Terra e Marte são os próximos dois planetas. Use uma bola um pouco maior para a Terra em comparação a Marte. Coloque um conjunto de bolas de algodão depois de Marte para representar o cinturão de asteroides. Use a maior bola restante para representar Júpiter, após o cinto. Saturno é o segundo maior planeta após Júpiter -- que também possui grandes anéis que o circundam. Coloque o círculo de isopor ao redor de Saturno. Urano e Netuno possuem tamanhos similares -- use as duas últimas bolas de isopor restantes. Se a maquete tem uma pequena bola para representar Plutão, então isso vai no fim do sistema solar, mesmo que Plutão não seja mais um planeta, mas um planeta anão.

  2. 2

    Prenda cada planeta com um espeto de madeira. Prenda a outra extremidade dos espetos na caixa de papelão ou a um bloco de isopor. Você também pode fixá-los em terra ou areia. Isso permite que você pinte todo o planeta, sem ter que colocá-lo em uma superfície para rolá-lo. Certifique-se de que eles não irão tombar facilmente.

  3. 3

    Pinte os planetas de acordo com suas cores da superfície relatadas. O Sol é amarelo, vermelho e laranja. Mercúrio é um planeta manchado de marrom e cinza . Vênus é uma cor mais clara, entre vermelho e laranja. A Terra é principalmente azul com manchas marrons que representam os continentes. Marte é vermelho e preto. Júpiter tem vermelho, laranja, creme e linhas marrom em toda a sua superfície. Saturno é uma cor vermelho-escuro, pêssego, com seus anéis sendo coloridos de forma semelhante, mas um pouco mais escura. Urano é azul-claro com listras brancas em torno de sua superfície. Netuno é de cor azul-escuro, com redemoinhos cinzentos. Plutão é cinza e branco. Seja criativo com a pintura dos planetas, seu esforço no projeto em geral é mais importante do que conseguir as cores exatamente corretas para os planetas.

    Como montar uma maquete do sistema solar
    Júpiter e Saturno são os maiores e mais distintamente coloridos planetas (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
  4. 4

    Corte um fio de 90 cm de comprimento. Prenda as bolas de algodão com o fio até que tudo esteja coberto. Você pode deixar algum espaço entre cada esfera de algodão por eles estarem representando asteroides, que não ficam diretamente um ao lado do outro. Prenda as extremidades do fio, torcendo-o. Se estiver machucando seus dedos, use um alicate. Pinte de cinza e preto as bolas de algodão para representar o cinturão de asteroides.

  5. 5

    Deixe os planetas e o cinturão de asteroides secando por uma ou duas horas antes de tocá-los novamente. Coloque os planetas fora de casa para secar, se não estiver chovendo.

    Montando o sistema final

  1. 1

    Corte de 15 a 20 pedaços de fio. O fio deve ter o seu menor pedaço com no mínimo 3 cm, aumentando de tamanho conforme os planetas se afastam do sol. A peça mais longa do fio deve ser de 45 cm.

  2. 2

    Retire os espetos de madeira de cada planeta. Coloque cada pedaço de arame em seu planeta correspondente, com Mercúrio recebendo o fio mais curto e Netuno (ou Plutão) recebendo o fio mais longo. Prenda o anel de Saturno ao planeta com pedaço de arame de 3 a 5 cm. Prenda dois pedaços de fio em torno do cinturão de asteroides, sendo cada um deles a uma distância igual do outro. Use um alicate para ajudar a prender o fio, se necessário.

  3. 3

    Prenda os planetas após o Sol em sua ordem correta. Prenda os dois pedaços de fios ligados ao cinturão de asteroides ao Sol, entre Marte e Júpiter. Se o círculo é muito grande, desenrole-o e corte o fio no local adequado para o tamanho necessário do círculo.

  4. 4

    Coloque todo o sistema solar no centro da caixa. Use um pequeno pedaço de fita dupla face para impedir que o sol role. Use um pedaço de fio que ligue a parte superior da caixa ao topo do Sol com cola ou fita adesiva, se você quiser que o Sol flutue na caixa.

Dicas & Advertências

  • Dê uma volta com seu sistema solar para assegurar que ele se manterá intacto durante o trajeto para a escola.

O que você precisa?

  • Caixa grande
  • Nove bolas de isopor
  • Pequeno círculo de isopor
  • Espetos de madeira
  • Tinta acrílica
  • Pincéis
  • Um fio fino
  • Alicate
  • Bolas de algodão
  • Fita adesiva

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível