Mais
×

Como montar uma mesa na parede sem usar pernas de apoio

Atualizado em 19 julho, 2017

Você pode montar uma mesa na parede usando conceitos básicos de geometria, 12 parafusos e cerca de 3 m de cavilha de madeira com 2,5 cm x 2,5 cm de dimensão. A geometria é relativamente simples, e se essa palavra já lhe desespera, não tenha medo -- um website disponível no artigo pode fazer todos os cálculos para você. Esse projeto pode ser terminado em cerca de uma hora, e apesar de não ser necessário o uso de ferramentas elétricas, uma furadeira sem fio pode facilitar muito sua vida. Uma simples caixa de mitra e uma serra de mão são mais que o suficiente para cortar os comprimentos e ângulos necessários.

Instruções

Cansado da decoração comum de sua casa? Saiba como instalar a mesa na parede sem as pernas tradicionais, usando apenas suportes (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Encontre as vigas na parede onde a mesa será montada. Use um localizador de vigas eletrônico, ou bata nela até obter um som silenciado ou abafado (contrário do som "oco"). As vigas devem estar separadas por aproximadamente 40 cm uma da outra.

  2. A partir do chão, meça a altura onde deseja instalar a mesa. Marque-a com um lápis (100 cm é uma medida padrão para isso). Usando essa marcação, ajuste sua régua de nível contra a parede. Após encontrar o nível horizontal, marque a linha traçando a largura desejada para sua mesa com o lápis.

  3. Corte um quadrado de 2,5 cm x 2,5 cm no comprimento de sua mesa. Usando sua régua de nível como guia, fixe a peça de 2,5 cm colocando parafusos de 6,5 cm através da cavilha e nas vigas da parede. Esse será o apoio de sustentação para a instalação.

  4. Meça a largura de sua mesa. Subtraia 5 cm desse número e marque a parte debaixo dela com um lápis. Meça o mesmo tamanho da mesa, menos 5 cm, a partir do topo do apoio de sustentação na parede. Marque a parede.

  5. Encontre a hipotenusa do ângulo reto que sua mesa deve formar com a parede. Isso lhe fornece o comprimento para os suportes de parede, apenas complete a fórmula A² + B² = C², em que A é o comprimento da mesa e B, o comprimento medido até o apoio de sustentação na parede. Por exemplo, uma mesa com 110 cm de comprimento terá uma medida de 105 cm (lembre-se, nós subtraímos 5 cm da borda frontal), então seu lado A possui 105 cm, o lado B também tem 105 cm e o lado C, aproximadamente 37 cm.

  6. Use o número calculado no passo 5 como medida para o comprimento externo dos suportes. A partir dessa medida, corte um ângulo de 45° em ambas as pontas dos suportes de modo que eles repousem nivelados com a parede e a parte inferior da mesa.

  7. Prenda esses suportes na mesa e na parede com parafusos de 4 cm. Você pode fazer furos piloto para os parafusos para evitar que as peças se rachem. Prenda os suportes na parede e, em seguida a mesa pode ser colocada no apoio de sustentação e nos últimos suportes instalados. Prenda esses suportes na parte inferior da mesa, enquanto sua parte traseira pode ser parafusada no topo do apoio.

Dicas

  • Meça duas vezes para cortar apenas uma vez. Se você for ruim em matemática, um website pode resolver seu problema com a equação da hipotenusa: http://www.1728.com/pythgorn.htm.

Aviso

  • Esse projeto não requer ferramentas elétricas, mas se quiser utilizá-las, tome todas as medidas de precaução necessárias. Use equipamentos de segurança e leia completamente o manual de instruções de qualquer ferramenta.

O que você precisa

  • Mesa
  • Localizador de vigas eletrônico (opcional)
  • 3 m de cavilha de 2,5 cm x 2,5 cm
  • 4 parafusos de 6,5 cm
  • 8 parafusos de 4 cm
  • Régua de nível com 120 cm
  • Caixa mitra com serra
  • Chave Phillips
  • Fita métrica
  • Lápis
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article