Mais
×

Como montar um moedor de carne manual

Os moedores de carne manuais não são coisas do passado. São fáceis de usar e podem produzir uma carne moída mais saudável do que a comprada no mercado. Ao moer sua própria carne, você pode controlar a quantidade e a qualidade do produto. Montar um moedor de carne manual é algo que qualquer pessoa consegue fazer com um mínimo de organização.

Instruções

Moedor de carne manual comum (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
  1. Assegure-se de que as peças do moedor não possuam ferrugem (veja as dicas abaixo para removê-la), limpo e seco. As peças podem variar mas, geralmente, este tipo de moedor consiste em um corpo principal, que se prende à superfície da mesa ou bancada, uma alavanca com alimentador do tipo parafuso, uma placa de metal e lâmina de corte e uma porca ou colar.

    Moedor de carne de estilo antigo montado em uma mesa (ancient grinder image by Luisafer from Fotolia.com)
  2. Coloque a alavanca com seu parafuso de alimentação no corpo principal do moedor. Ela deve girar livremente após sua montagem, pois, caso ela esteja agarrando, impedirá a ação de moagem e extrusão do moedor e danificará a superfície de trabalho. Pode ser preciso usar calços de borracha ou madeira para prender o moedor na sua superfície de trabalho e proteger sua face inferior.

    Carne saindo de um moedor manual (old meat grinder image by Igor Golovnov from Fotolia.com)
  3. Coloque a lâmina de corte no parafuso que se projeta da peça grande (semelhante a um parafuso da alavanca) e, então, monte a placa de extrusão. Quanto menores forem os furos da placa, mais fina será a carne moída. Os modelos mais novos, que usam colar, possuem um parafuso de montagem mais curto, que prende a lâmina de corte e a placa de extrusão. Nos modelos mais antigos, o parafuso é maior, e as placas e lâminas são presas por uma porca hexagonal ou borboleta. Dependendo do modelo, pode ser que haja apenas a lâmina e não exista placa de extrusão.

    Moedor de carne manual de modelo mais novo, montado e não fixado na superfície de trabalho (meat grinder image by terex from Fotolia.com)
  4. Após montá-lo, afixe o moedor em uma superfície de trabalho estável, usando os calços para prendê-lo na parte inferior de uma mesa ou bancada de espessura entre 2,5 a 4 cm. O corpo do moedor não deve se mexer ao girar a alavanca e ela deve ser capaz de girar completa e livremente. Após testar e prender o moedor corretamente, você pode começar a moer carne.

    Limpeza e armazenamento de peças de moedor (mincing machine image by Aleksandr Ugorenkov from Fotolia.com)
  5. Lave seu moedor em água morna, com uma pequena quantidade de detergente para louças, seque completamente após o uso e aplique uma leve camada de óleo de cozinha para que ele não enferruje. Armazene-o em uma bolsa de pano ou papel, em um lugar seco. A limpeza e o armazenamento adequados (veja as dicas abaixo) do seu moedor e de todas as peças que o compõem garantirão que ele dure por muitos anos de uso.

Dicas

  • Após terminar de moer a carne, use cascas de pão secas para remover os pedaços de carne que tenham ficado presos no moedor.

Aviso

  • As lâminas são afiadas e devem ser manipuladas cuidadosamente.
  • Ao colocar pedaços de carne no moedor, tome cuidado para não colocar seus dedos em seu interior, para evitar ferimentos.
  • Usar uma ferramenta para colocar a carne ou outros alimentos pode causar danos ao moedor ou à ferramenta. A carne descerá pelo moedor pela ação do parafuso da alavanca e basta girá-la para que isto aconteça.

O que você precisa

  • Mesa ou bancada com 2,5 a 4 cm de espessura
  • Corpo do moedor com mecanismo de presilha
  • Conjunto da alavanca
  • Lâminas / pratos do moedor
  • Borboleta, porca hexagonal e / ou colar
  • Calços de borracha ou madeira
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article