Como montar um sistema hidropônico em um aquário

Escrito por angie mansfield | Traduzido por michel makarios
Como montar um sistema hidropônico em um aquário
Transforme seu aquário em um sistema hidropônico (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Um sistema hidropônico pode ser uma ótima maneira de cultivar suas próprias ervas e vegetais, caso queira colhê-los durante o ano inteiro ou não possui espaço para um jardim. Sistemas hidropônicos pré-fabricados podem ser caros, mas caso você tenha um aquário inutilizado com uma bomba de ar, é possível construir seu próprio sistema sem gastar muito.

Prepare o aquário

A cultura submersa é uma forma de hidroponia, na qual as plantas ficam suspensas em cima de uma solução de nutrientes, com as raízes submersas na solução. Esse tipo de sistema é fácil de reproduzir e manter, e quase todos os aquários sustentam algumas plantas. Certifique-se de limpar seu aquário antes de usá-lo.

Você terá mais sucesso com seu sistema se conseguir deixar os vidros opacos; caso muita luz penetre no aquário, as raízes podem se danificar e as algas podem crescer descontroladamente. Você pode prevenir esses problemas cobrindo o lado de fora do tanque com papel ou pintando-o.

Suspenda as plantas

Baldes com furos ou pequenos copos de plástico com furos de 3 mm no fundo são boas escolhas de recipientes para esse tipo de sistema. Encha os baldes com um meio neutro como lã mineral para dar suporte às plantas.

O método mais fácil de se suspender as plantas num aquário é cortar uma placa de isopor pequena o suficiente para caber dentro do tanque, com espaço suficiente em um lado para uma corrente de ar correr para o fundo do aquário. Você pode fazer pequenos furos no isopor, menores que o aro dos plantadores, de maneira que eles fiquem nos buracos sem atravessar, assim as raízes ficarão suspensas na água.

A placa de isopor com os plantadores ficará na superfície da solução de nutrientes hidropônica dentro do aquário. Para melhores resultados, coloque uma mangueira de ar no fundo da solução para mantê-la oxigenada.

Mantenha o sistema

Quando as plantas tiverem utilizado metade da solução, encha o aquário com a solução diluída pela metade da força; quando o aquário estiver pela metade novamente, esvazie-o e troque a solução. Isso evitará o acumulo de nutrientes, que pode danificar suas plantar.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível