Mais
×

Como usar o Moodle

O Moodle é um software livre que vem transformando as formas de ensino online. Criado em 2001 pelo cientista e educador Martin Dougiamas, o programa se consolidou como ferramenta simplificada de integração entre professores e alunos em 175 países. No Brasil, a ferramenta está se tornando popular especialmente entre professores mais jovens que fazem questão de integrar educação e tecnologia para divulgar aulas, cursos e expandir o conhecimento. O software permite uma série de tarefas que vão desde diagramação de páginas usando tabelas e efeitos visuais até a criação de seminários via internet. Além, é claro, de ser gratuito para alunos e professores.

Instruções

O Moodle está transformando as formas tradicionais de aprendizado (monkeybusinessimages/iStock/Getty Images)

    Para educadores

  1. Para começar a operar o Moodle, será preciso instalar o sistema que está disponível gratuitamente no site oficial (veja Referências). Basicamente, há duas opções de download: uma versão chamada de estável e a versão semanal, que nada mais é do que a versão estável com atualizações. Então, realize o download e a instalação da plataforma em seu computador.

  2. Com o programa devidamente instalado, é hora de configurar seu curso, criando toda a plataforma de atividades. A plataforma padrão do Moodle possui três colunas. A primeira traz informações do curso. A segunda coluna, localizada na parte central, traz os posts do curso em ordem decrescente. Já a última tem atividades complementares, como vídeos e arquivos de áudio.

  3. Utilizando as ferramentas disponíveis, é possível criar salas de bate-papo, questionários, fóruns, glossários, tabelas e as lições, que podem incluir arquivos de texto, imagem, áudio e vídeo.

  4. Quando a plataforma de conteúdos estiver pronta, é hora de publicar o conteúdo online. Agora, seus alunos poderão ter acesso à sua plataforma de ensino.

    Para alunos

  1. Aos alunos que desejam se inscrever em cursos Moodle, o primeiro passo é entrar no site oficial e fazer um cadastro com nome, e-mail e senha.

  2. Depois de ser cadastrados, os alunos podem procurar cursos de seu interesse. Basta ir na aba "Procurar cursos", escolher o idioma desejado e buscar algum de sua preferência.

  3. Para visitar cursos específicos, digite no endereço da URL do curso desejado.

  4. Então, entre com o nome de usuário e senha.

  5. Pronto. A plataforma de aprendizagem já está no ar e você pode começar a navegar no curso e a realizar as tarefas propostas.

Dicas

  • Aos educadores, é importante refletir sobre a ordem das lições na hora de criar as aulas. Periodicamente, inclua novos conteúdos para que seu curso fique sempre atualizado.
  • Na hora de criar seu curso, há dois grandes recursos disponíveis para as aulas: os materiais estáticos (conteúdos de longa duração) e os materiais dinâmicos (atividades semanais, provas ou páginas de avaliação das matérias, por exemplo). Para deixar seu curso ainda mais interessante, misture bem os dois tipos de materiais para manter seus alunos motivados.
  • Para os alunos, é importante ficar de olho no calendário do curso. Aqui, os professores avisam, com antecedência, sobre provas, avaliações e eventos da disciplina.

O que você precisa

  • Computador Windows ou Mac IOS
  • Acesso à internet
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article