Como morrem os pacientes com Alzheimer?

Escrito por ann white | Traduzido por angela spada

Outras pessoas estão lendo

Como morrem os pacientes com Alzheimer?

No estágio leve da doença de Alzheimer, os pacientes mostram lapsos de julgamento, perda de memória e alterações da personalidade muito sutis

Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Cenário

De todas as formas de demência, a mais comum é a doença de Alzheimer (DA). Os sintomas que ajudam no diagnóstico são: perda de memória, das capacidades de raciocínio e de planejamento do paciente. Segundo a Enciclopédia de Saúde da Avameg, "A perda de memória é causada quando os emaranhados fibrilares (massas torcidas que se desenvolvem dentro das células cerebrais das pessoas com DA) e Placa Senil (depósitos que se acumulam dentro das células cerebrais das pessoas com DA) afetam a capacidade do cérebro para funcionar com eficiência". A causa dessa doença é indeterminada, mas a pesquisa está progredindo no sentido de possíveis tratamentos.

Diagnóstico

Os médicos ainda têm de encontrar um método sólido para diagnosticar a doença de Alzheimer. A principal abordagem é descartar outras possíveis doenças. Os médicos usam três testes para diagnosticá-la. Primeiramente, é feito um exame físico a fim de descartar acidente vascular cerebral. Em segundo lugar, o histórico médico do paciente é analisado para se encontrarem sinais de alteração no comportamento. Finalmente, são pedidos exames laboratoriais, como de sangue, urina e imagens cerebrais, para descartar todas as outras possíveis doenças e infecções.

Estágios da doença de Alzheimer

Os indivíduos com doença de Alzheimer em estágio inicial têm sintomas muito leves. Tipicamente, nessa fase, os pacientes mostram lapsos de julgamento, perda de memória e alterações muito sutis de personalidade. Além disso, podem colocar as coisas em lugares estranhos, como, por exemplo, pôr a bolsa no congelador. À medida que o tempo passa, esses sintomas ocorrerão com mais frequência. Bem poucas pessoas morrem nesse estágio da doença de Alzheimer. De acordo com a Clínica Mayo, "No estágio médio da doença de Alzheimer, as pessoas não conseguem organizar os pensamentos ou acompanhar explicações. Perdem a capacidade de seguir instruções escritas e geralmente precisam de ajuda para escolher a roupa apropriada para a estação ou ocasião". No final desse estágio, os pacientes tendem a precisar de assistência para calçar os sapatos e amarrar os cadarços. Podem também começar a ter problemas de incontinência, e a maioria começa a ter dificuldade para reconhecer os membros da família. Os que morrem nesse estágio normalmente é devido a complicações por exposição a acidentes ao perambular pela casa ou por outras causas relacionadas a acidentes. No estágio final, as vítimas precisam de ajuda nas tarefas diárias. Inicialmente, precisarão de ajuda para andar e ficar em pé, mas, depois, serão incapazes de manter a cabeça ereta. O reflexo de deglutição começa a desaparecer, assim, pode ser necessária assistência para a alimentação, com o uso de tubo alimentar. Finalmente, são incapazes de falar ou se comunicar, com exceção de palavras ou frases involuntárias ocasionais.

Causas finais de morte e prognóstico

Em média, as pessoas com doença de Alzheimer morrem dentro de 8 a 10 anos do diagnóstico. Todavia, há registros de casos de pessoas que chegam a viver 20 anos com a doença. Além disso, a pesquisa atual e os novos avanços no tratamento estão estendendo drasticamente os anos que a pessoa acometida tem a viver no estágio leve. Na realidade, os pacientes não morrem da doença de Alzheimr, mas de doenças menores não diagnosticadas, como pneumonia, complicações de uma queda ou infecções do trato urinário. Essas doenças quase sempre passam despercebidas, uma vez que o paciente não consegue comunicar suas necessidades aos cuidadores e não são diagnosticados até estarem em estado muito grave, como na sepse por infecção de um osso quebrado que não foi curado adequadamente, ou por falência de órgãos por infecção do trato urinário (ITU) não identificada e que esteja muito avançada para ser tratada com antibióticos.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media