Mosaicos para iniciantes

Escrito por karen ellis | Traduzido por rita pacheco
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Mosaicos para iniciantes
Faça seu primeiro mosaico

Os mosaicos já existem há algum tempo. Você os viu como peças de arte interessantes e únicas. Agora que está pronto para aprender um novo artesanato, faça mosaico para iniciantes. É mais fácil começar com projetos e padrões mais simples enquanto ganha confianças nas suas habilidades artesanais.

Outras pessoas estão lendo

Materiais e ferramentas

Os projetos de mosaico não precisam ser feitos somente com azulejos. Eles também podem ser feitos de pratos e copos quebrados, mármores florista, pedras, conchas, vidro do mar e muitas outras coisas. Você pode até experimentar o uso de uma combinação de itens. Use uma marreta ou martelo, com seus materiais a serem quebrados, numa fronha antiga. Além disso, você precisará de alicates de telha para recortar pedaços menores de seus materiais de mosaico e óculos de segurança para a proteção dos olhos. Compre mastique (cola para telha ou uma cola de artesanato durável) e argamassa, que vem em várias cores. É a mesma argamassa usada em projetos de pisos, balcões e backsplash em casa. Pode ser encontrada em qualquer loja de material de construção.

Vaso de jardim

Um mosaico de forma livre pode ser tão belo quanto um padronizado. O processo desse tipo de projeto é apenas decidir onde será colocado cada azulejo. Comece o seu vaso de jardim lavando-o com água e sabão. Deixe secar ao sol por um dia. Pulverize seu interior com um selador de poliuretano para impedir que a umidade do vaso entre na argila porosa. Coloque os azulejos (ou outros materiais) no pote com cola. Certifique-se de deixar espaços em torno de cada peça para o rejunte. Use o alicate para recortar pedaços de azulejos para caber entre outros azulejos. Quando tudo estiver completo no lado de fora do vaso de barro, deixar repousar durante uma noite.

Passe argamassa no vaso, trabalhando-a nos espaços entre as telhas. Você pode usar os dedos (cuidado com arestas cortantes), uma espátula ou um rodo (também encontrado na seção de azulejo em lojas de bricolage). Nesse ponto, seu mosaico parecerá bagunçado. Deixe seu projeto descansar por cerca de cinco minutos, deixando o reboco começar a definir. Limpe cuidadosamente o excesso de rejunte dos topos com um pano macio e seco. Deixe o rejunte secar durante a noite antes de plantar algo nele.

Bandeja de mosaico planejada

Uma bandeja de mosaico pode ser usada dentro ou fora de casa. Pode ser uma boa bandeja de pátio para chá e lanches gelado. Antes de iniciar esse projeto, forme um desenho para seu mosaico. Mas, antes, visite uma loja de artesanato e compre uma bandeja de madeira inacabada, tinta acrílica e selador de poliuretano do pulverizador. Ao escolher a cor da pintura, considere a cor dos azulejos e rejunte cores que você usará para que o projeto tenha uma aparência coesa. Para esse projeto, você precisará usar apenas pedaços de telha, pois o tabuleiro será funcional, bem como decorativo, portanto, precisará de uma superfície plana. Aplique várias camadas de tinta para a bandeja de madeira inacabada. Certifique-se de pintar em qualquer lugar que aparecerá depois que as telhas aderirem. Coloque um pedaço de papel sobre o fundo do tabuleiro em que serão colocadas as telhas de modo a protegê-las do spray de poliuretano. A superfície lisa dificultará a aderência das telhas. Pulverize o resto da bandeja para selá-lo e dar um brilho agradável.

Corte outro pedaço de papel do tamanho do interior da bandeja e desenhe um padrão simples. Você pode fazer mosaicos mais complicados quando estiver mais experiente. Para obter novas ideias, veja seções de desenhos infantis (consulte a seção "Recursos"). Faça desenho à mão livre ou trace um projeto no papel. Coloque um pedaço de carbono (ou grafite) no fundo da bandeja com seu desenho por cima. Trace sobre o desenho original, levante-o e ele será transferido para a bandeja. Corte telhas, conforme explicado no projeto anterior. Passe cola nas telhas de acordo com o padrão. Após as telhas secarem durante a noite, siga as instruções para passar a argamassa no pote.

Não perca

Referências

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível