Conhecimento

Por que as moscas são atraídas por coisas mortas e por lixo?

Escrito por peter forsythe | Traduzido por leonardo de azevedo prado
Por que as moscas são atraídas por coisas mortas e por lixo?

As moscas alimentam-se de lixo ou matéria orgânica podre

Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

Das aproximadamente 87 mil espécies de insetos de duas asas, a Musca domestica, ou mosca, é a que mais gosta de entrar em sua casa. Entretanto, as moscas de frutas, as varejeiras e os mosquitos também podem perturbar sua vida, dependendo da época do ano. Essas pestes são atraídas por matéria orgânica estragada, como animais mortos, esterco e lixo. Isso acontece devido aos aspectos de sua biologia, que também é importante para ajudar a afastá-los.

Outras pessoas estão lendo

Alimentação

A razão principal pela qual esses insetos agregam-se em torno do lixo é para alimentar-se dele. A mosca libera um líquido digestivo sobre a superfície do lixo para depois sugá-lo de volta para seus lábios. Além disso, ela libera resíduos que contêm doenças e armazenam bactérias nos pelos de suas patas. Por essa razão, se uma mosca pousar em sua comida, é possível que a contamine.

Ninhos

Entre dois ou vinte dias após o seu nascimento, as moscas adultas começam a copular. Da mesma forma que esses insetos alimentam-se de lixo e matéria podre, as fêmeas formam ninhos e procriam no mesmo local. Uma fêmea é capaz de depositar entre 120 e 200 ovos em locais quentes e sujos. Esses ovos tornam-se larvas, que alimentam-se do que encontrarem em volta. As larvas sem patas tornam-se moscas adultas quando saem do casulo. Esse processo leva em torno de duas semanas.

Variedades

Mesmo que as moscas domésticas sejam insetos associados à inconveniência, existem outras variedades que também aparecem. As moscas varejeiras são um pouco maiores e possuem uma coloração metálica em verde, azul ou cinza. Elas buscam por abrigos domésticos durante o inverno, mas, durante o verão, procriam sobre carcaças e dejetos de animais. Os mosquitos e as moscas de fruta são os menores insetos que você poderá encontrar. As moscas de fruta têm esse nome porque gostam de alimentar-se de frutas, enquanto os mosquitos preferem os fungos.

Prevenção

A chave para livrar sua casa de todos os tipos de moscas é a remoção ou limpeza de áreas onde elas possam procriar. O lixo deve estar sempre coberto e a comida não deve ser deixada fora da geladeira ou das panelas, além de não poderem ficar na pia ou em louças sujas. Manter as moscas longe da sua casa durante o verão é tão fácil como fechar as portas e janelas ou utilizar telas de proteção. Se as moscas já estiverem dentro da sua casa, utilize produtos e objetos específicos para eliminá-las.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media