As moscas volantes são um sinal de quê?

Escrito por cindi pearce | Traduzido por lucas schiavo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As moscas volantes são um sinal de quê?
Não é incomum ver moscas volantes em seus olhos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Os espectros que você vê ao mover os olhos são chamados de moscas volantes. Eles se movem vivamente para fora da sua linha de visão e depois voltam. Geralmente eles se situam no fundo da cavidade vítrea, a qual não podemos enxergar. Algumas vezes, porém, podem haver tantas moscas volantes que você perde a habilidade de enxergar.

Outras pessoas estão lendo

Envelhecendo

As moscas volantes podem ser causadas pela idade, pois o humor vítreo muda sua configuração e se torna um pouco mais líquido. Isso faz com que ele se torne menor e se afaste da superfície do globo ocular, criando as "moscas". O humor vítreo é gelatinoso, o que ajuda o olho a manter o seu formato arredondado. Ele é composto de fibras interligadas, as quais são anexadas à retina, que está na parte de trás de nossos olhos. Quando o humor vítreo se solta não há perigo para a sua visão, mas se neste processo ele rasga a retina ou faz com que ela se descole, torna-se um caso de emergência.

Descolamento de retina

Não é incomum uma pessoal ver moscas volantes em sua visão. Elas fazem sombra na retina, a qual é o tecido sensível à luz localizado atrás do olho. Quando isso acontece, a retina alerta o cérebro e esse cria a imagem visual, ou a mosca volante. Estas seguem o movimento do olho mas não se movem tão rápido quanto ele. Porém, se você desenvolver várias moscas volantes, começar a perder a visão periférica e vir flashes de luz, deve imediatamente se consultar com um oftalmologista. Esses são os sintomas de um rasgo na retina, o qual pode ocorrer com ou sem deslocamento dela. Essa é uma situação que coloca a sua visão em risco.

Hemorragia

Gotas de sangue que passam através de vasos sanguíneos que estão crescendo anormalmente podem causar moscas volantes e resultar em hemorragia nos olhos. Quando os vasos crescem de maneira incorreta, o tecido se encolhe, causando deslocamento, escolhimento, distorção, rasgos e até descolamento da retina. Se essa condição for diagnosticada cedo, uma cirurgia pode ser feita para evitar que ela ocorra novamente, mas ela não pode corrigir nenhum dano que já tenha ocorrido.

Formas diferentes

Se as moscas volantes se parecem com teias de aranha, círculos, girinos ou rabiscos, elas provavelmente são aglomerados de proteínas que se formaram no gel vítreo. Quando um vaso sanguíneo estoura você pode ver pequenos pontos pretos que se parecem com uma nuvem de fumaça. O descolamento posterior de retina ocorre quando o gel vítreo se afasta da retina e detritos da área deslocada entram no gel vítreo. Você verá moscas volantes que se parecem com névoa e teia de aranha e um véu pode obscurecer parte de sua visão.

Miopia

Pessoas que são míopes tendem a ter moscas volantes antes que os que não são, explica o Dr. Norman P. Blair, da Universidade de Illinois.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível