O que motiva alguém a participar de trabalhos voluntários?

Escrito por tasos vossos | Traduzido por renan cavalcanti sobreira
O que motiva alguém a participar de trabalhos voluntários?
A vontade de ajudar os necessitados faz as pessoas participarem de trabalhos voluntários (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

O trabalho voluntário não traz nenhum ganho financeiro para os participantes, mas isso não desencoraja os milhões de pessoas por todo o mundo de realizarem esse tipo de atividade. A motivação para os voluntários vem de diversas formas, e além do desejo de querer ajudar o próximo, pesquisas identificaram fatores menos aparentes – mas comuns – de inspiração.

Percepção da sociedade

Em um estudo conduzido por Dr. Judi Esmond e Patrick Dunlop, intitulado “Developing the Volunteer Motivation Inventory”, foi identificado o fator “crescimento pessoal” como uma das principais razões para as pessoas começarem ou continuarem a realizar trabalhos voluntários. Os pesquisadores definem o crescimento pessoal como um desejo de aprender sobre o mundo em volta deles, como a sociedade funciona, seus problemas e formas de solucioná-los. Para os voluntariados, isso é visto como parte do crescimento pessoal, tornando-os cidadãos ativos e responsáveis.

Explorando novas oportunidades

Os pesquisadores Dr. Janet Fox, Dr. Krisanna Machtmes, Dr. Mark Tassin e Lanette Heber investigaram as motivações entre os jovens que participam projetos voluntários de ensino e uma das respostas mais comuns no questionário é que eles assumiram o trabalho para explorar novas oportunidades para a carreira. O trabalho voluntário em uma assessoria de imprensa, como um prestador de cuidados de idosos ou como um coordenador de eventos de caridade, pode servir como um estágio para as pessoas que têm interesse nesses empregos, mas não têm certeza se são capazes de realizá-los.

Interação social

A interação com as pessoas que são ajudadas, mas principalmente com aquelas com quem se trabalha, é uma das razões para realizar trabalhos voluntários. Maria Bakatsa e Stephen E.G Lea da University of Exeter apresentaram a satisfação com as pessoas do trabalho voluntário como um fator motivacional chave em sua pesquisa "Measuring job satisfaction in voluntary workers". A atmosfera social voluntariada também foi destacada como uma motivação por Dr. Judi Esmond e Patrick Dunlop.

Trabalho voluntário no currículo

O trabalho voluntário é uma forma de mostrar dedicação a uma área em particular, pois você presta serviços por vontade própria, sem nenhum retorno financeiro. Conforme Susan J. Ellis do site Volunteer Guide relata, destacar as suas funções e realizações durante o trabalho voluntário pode mostrar aos empregadores as suas capacidades, o que é bastante útil quando a função do emprego ao qual se está se candidatando é semelhante. Os alunos em busca da primeira oportunidade de trabalho também podem compensar a falta de experiência em empregos formais com o trabalho voluntário.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível