Por que a motivação é importante?

Escrito por sabah karimi | Traduzido por mariana dsp
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que a motivação é importante?
É importante manter os funcionários motivados (keyboard with -motivate- button image by air from Fotolia.com)

A motivação é muito importante para atingir metas e objetivos de negócios, além de ser igualmente importante para empresas que tenham um ambiente de trabalho em equipe, ou de funcionários que trabalhem independentemente. É importante certificar-se de que os objetivos e valores de cada funcionário estejam alinhados à missão e visão da empresa para criar e manter um alto nível de motivação. Isso pode gerar uma maior produtividade, qualidade de trabalho e ganhos financeiros em todos os departamentos.

Outras pessoas estão lendo

Significância

A motivação vem se tornando muito importante para organizações e empresas de todos os tamanhos que queiram alcançar seus objetivos organizacionais em um mercado competitivo. Os melhores funcionários de uma empresa costumam fazer um trabalho de alto nível, manter um alto nível de produtividade e superar obstáculos ou desafios. Ajudar esses funcionários a manter um alto nível de motivação pode ajudar a mantê-los comprometidos com o trabalho duro, contribuindo o máximo possível para a empresa.

Táticas

Você pode usar uma diversidade de estratégias para melhorar a motivação. Gerentes que fazem o papel de líder nas organizações podem ajudar a passar as mensagens certas para manter os funcionários engajados e ajudá-los a crescer dentro de suas posições. A motivação pode ser aumentada através de incentivos, feedbacks, programas de recompensa e certeza de que o local de trabalho atenda às necessidades e exigências básicas de cada funcionário. Táticas comuns de motivação incluem: eventos que aumentem a moral do funcionário, treinamentos e estudos para ajudá-los a aprender coisas novas e crescer em suas posições, programas de reconhecimento para destacar o trabalho árduo e mensagens positivas durante as reuniões da equipe.

Benefícios da motivação

As estratégias motivacionais podem ajudar a melhorar o desempenho do funcionário, reduzir as chances de moral baixa, incentivar a equipe e incentivar uma atitude positiva durante tempos difíceis. Funcionários com um alto nível de motivação costumam trabalhar mais e superar desafios comuns do trabalho com facilidade. Isso ajuda a organização a alcançar os objetivos e melhorar as operações, de modo geral.

Sinais de alerta

Qualquer empresa ou organização que perceba um declínio significante de produtividade, altos índices de rotatividade e desligamento de funcionários, ou não consiga atingir as metas com sucesso pode precisar levar em consideração o papel da motivação para os funcionários. Motivação baixa pode desencadear uma diversidade de eventos que afetam negativamente a organização a curto e a longo prazo. Funcionários desmotivados podem pedir demissão, fazer trabalhos de baixa qualidade e até mesmo dificultar que os outros funcionários façam seus trabalhos eficientemente.

Prevenção

Reduzir o risco de baixa motivação entre funcionários costuma exigir um plano estratégico e uma combinação de diferentes atividades e táticas que ajudam a melhorar a moral do funcionário. Empresas que invistam tempo e recursos para melhorar o bem estar dos funcionários e do ambiente de trabalho terão retorno de seus investimentos no futuro, pois os funcionários ficarão mais produtivos, terão uma atitude positiva, serão comprometidos com seus papeis e tarefas e terão uma ética de trabalho forte.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível