Como motivar a equipe após cortes de funcionários

Escrito por jan wondra | Traduzido por mariana dsp
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Como motivar a equipe após cortes de funcionários
Cortes de funcionários (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Corte de custos, de funcionários e reestruturação. Demissões são demissões, independentemente do nome que você dê. Naturalmente, elas são terríveis para aqueles que foram demitidos, mas ela também é muito dolorosa para aqueles que ficam. Gerentes espertos, que saibam como lidar com as emoções negativas, como medo, culpa, receio e raiva podem fazer com que o local de trabalho volte a ser um lugar positivo e produtivo. Existem pelo menos sete componentes distintos para motivar os funcionários que ficaram na empresa após as demissões.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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O que você precisa?

  • Lista de funcionários
  • Novo organograma
  • Revisões e ajustes nas metas do departamento
  • Escritório particular ou sala de reuniões

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Instruções

    Motivar os que ficaram na empresa é uma questão de restaurar a confiança

  1. 1

    Mostre empatia. Tenha ciência de que demissões são uma das experiências mais traumáticas que os empregados têm, mesmo que não sejam eles que estejam sendo mandados embora. Entenda os sentimentos deles, que podem variar de raiva, perda, negação e luta a culpa e alívio, e mostre que você também partilha da dor que eles sentem. A empatia pode ajudar a seguir em frente.

  2. 2

    Incentive atitudes positivas. Como o líder, é sua responsabilidade ditar o tom certo. Seja gentil, agradável e honesto. Não diga nada que venha a denegrir os funcionários que não trabalham mais na empresa. Evite criticar as pessoas que não sabem lidar com a perda e as mudanças.

  3. 3

    Faça reuniões em grupos reduzidos. Após as dispensas, é importante que mantenha-se visível e acessível. Reserve um local privado para que eles conversem com você e lhe ouçam. Grupos menores são melhores para que aqueles que não gostam muito de se expor tenham a chance de falar. Isso ajudará a restaurar a confiança, tanto no local de trabalho quanto em você, já que estará disposto a ouvi-los.

  4. 4

    Foque em ações positivas. Pegue o novo organograma da empresa e mostre aos funcionários remanescentes onde eles se encaixam e como as responsabilidades serão mudadas. Estabeleça metas que eles possam cumprir. Se ainda não souber como ficarão as coisas, peça sugestões a eles. Envolvê-los no processo de resolução de problemas fará com que se acostumem com a nova estrutura organizacional e poderá até mostrar perfis de liderança.

  5. 5

    Adeque seu estilo à capacidade do funcionário de lidar com mudanças. Tenha ciência de que pessoas diferentes reagem de formas diferentes. Dependendo do seu tipo de personalidade e de sua perspectiva de vida, poderá lidar melhor com mudanças e surpresas, ou poderá se retrair, ficar com medo e pânico se alguém mudar o bebedouro de lugar. O bom gerente entenderá as diferenças de personalidade e poderá ajudar o funcionário a se ajustar.

  6. 6

    Mostre o valor dos funcionários que ficaram e invista na equipe que permanecer. Reconheça os esforços e comemore as conquistas, mesmo as pequenas, e mesmo que não fizesse isso antes das demissões. Os funcionários podem perceber que você mudou, mas certamente reconhecerão seus esforços em reconhecê-los.

  7. 7

    Determine metas de carreira e ajude a recuperar a autoestima deles. Quando ocorrerem demissões, não foque somente nas metas do departamento. Reconheça que a equipe poderá imaginar como a responsabilidade extra ou a remoção de um relatório poderá afetar suas carreiras. Tenha algumas respostas à mão e proponha-se a ajudá-los com seus objetivos. Você pode pedir que eles planejem seminários para ajudar a construir e partilhar as competências -- e, consequentemente, a autoestima.

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