Como motivar estudantes do ensino médio

Escrito por erica belcher | Traduzido por neli simon
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como motivar estudantes do ensino médio
O que motiva um estudante do ensino médio não necessariamente motiva o outro (Digital Vision/Digital Vision/Getty Images)

Motivar estudantes é um dos aspectos mais difíceis para quem é educador do ensino médio e o mesmo vale para os pais destes estudantes. Esta afirmação é especialmente correta para estudantes que tem problemas ou que estão desmotivados há anos. Estes estudantes começam a demonstrar o desamparo aprendido; consideram a si mesmos um fracasso e não veem razão nenhuma para sequer tentar melhorar. Eles se sentem como casos perdidos e desistem de tentar atingir o sucesso. Entretanto, existem maneiras para que pais e educadores façam a diferença.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Não acuse nenhum estudante de ser preguiçoso. Saiba que muitos estudantes passam pela fase de desamparo aprendido e precisam de ajuda. Como pais, dêem apoio ao estudante, estando em contato com a escola e seus professores. Não espere até o boletim sair para resolver o problema. Mantenha o diálogo aberto no dia a dia e ajude-o ao invés de criticar seu desempenho escolar.

  2. 2

    Use diferentes fatores motivantes para chegar a todos os seus alunos, como professor. Elogie os alunos que se preocupam mais com reconhecimento ou status por seu esforço ou melhora. Ofereça opções para alunos mais autônomos. Use projetos para motivar alunos mais curiosos. Estabeleça relacionamentos mais próximos com alunos que gostam de contato com pessoas. Dê prêmios-surpresa informais para alunos motivados pelo trabalho em grupo. Aos alunos que gostam de poder, ofereça oportunidades para que eles possam mostrar seus talentos.

  3. 3

    Use uma motivação insíntreca para estudantes que estão mais interessados em seus trabalhos. Dê a estes alunos a oportunidade de se aprofundarem mais em seus trabalhos porque eles estarão mais interessados no material e mais motivados a serem experts naquele assunto. Use uma motivação extrínseca para estudantes mais motivados para obterem boas notas. Dê a estes estudantes a oportunidade de completar múltiplas tarefas porque eles estão mais interessados no resultado final, produto se seus esforços.

  4. 4

    Faça com que exemplos acadêmicos se relacionem com a vida real. Use fatos atuais, cultura pop e exemplos do dia a dia para ensinar estudantes do ensino médio. Encontre ídolos como pessoas da cultura pop ou colegas para influenciar a vida acadêmica e o comportamento dos alunos. Use como exemplo os colegas que eram desmotivados e que superaram obstáculos para se tornarem alunos bem sucedidos. Convide estes alunos para fazerem palestras para a classe.

  5. 5

    Mantenha um equilíbrio na matéria que está sendo ensinada na classe. Certifique-se de que a matéria não seja muito fácil para que os estudantes se sintam desafiados. Não faça com que os trabalhos sejam muito difíceis para não desencorajar os alunos. Ensine em etapas, para que a matéria fique cada vez mais difícil, pouco a pouco. Dê trabalhos que sejam levemente desafiadores para que haja um crescimento acadêmico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível