Mais
×

Como se motivar para praticar exercícios

Atualizado em 21 julho, 2017

A motivação é uma emoção poderosa que pode fazer com que nos esforcemos muito — pode até mesmo nos fazer malhar às cinco da manhã! No entanto, quando ela se vai, pode parecer quase impossível caminhar até a cozinha, quem dirá realizar uma sessão de exercícios completa. Então, o que podemos fazer? Como podemos nos motivar a fazer exercícios quando a motivação está baixa?

Fica muito mais fácil se exercitar quando se tem motivação (Getty Images)

Motivação é uma emoção

Sim. É verdade. A motivação é uma emoção, e o que sabemos sobre emoções? Elas vêm e vão. Ficam mais fortes e se esvaem. É praticamente impossível manter um nível alto delas o tempo todo. É cansativo demais.

Isso significa que mudamos nossos hábitos, em vez de depender da motivação para realizar mudanças duradouras. Mudar um hábito é fácil e não requer muito esforço nem muita força de vontade ou energia mental ou emocional. Implementar bons hábitos é a chave para o sucesso a longo prazo.

Um bom hábito é acordar cedo e tomar um café da manhã saudável (View Stock/View Stock/Getty Images)

Mudando seus hábitos

Então, como mudamos nossos hábitos? Simples. Um de cada vez.

Leo Babauta, autor do livro "Quanto Menos, Melhor", diz que tentar mudar mais de um hábito de cada vez geralmente resulta no fracasso, enquanto simplesmente mudar um hábito por mês tem uma taxa de sucesso a longo prazo de 50% a 80%. Você simplesmente escolhe um hábito que gostaria de mudar (comece com algo pequeno!) e começa a alterá-lo. Se conseguir fazer isso todos os dias (caso seja um hábito diário) de 80% a 90% das vezes, pode adicionar um segundo hábito.

Mas e se não for suficiente?

Eu sei o que você está pensando. Mudar um hábito? Mas e se não for suficiente? A resposta vem de Lisa Ferguson, uma de minhas clientes maravilhosas que, após um momento iluminado, disse: "Se você pudesse fazer isso rápido, já teria feito". E ela está totalmente certa. Se mudar várias coisas ao mesmo tempo funcionasse e fosse algo sustentável a se fazer, você já não teria feito isso? Já não estaria satisfeito?

A resposta é "sim". Assim, sabemos que o segredo para o sucesso a longo prazo é realizar mudanças pequenas e sustentáveis. Talvez não seja algo ousado, mas funciona.

Fazer coisas demais em pouco tempo causa estresse e leva ao fracasso (Shutterstock.com)

Por onde eu começo?

Confira algumas dicas para começar:

  • Separe suas roupas de ginástica na noite anterior se você se exercita pela manhã, ou leve-as para o trabalho com você caso se exercite à noite.
  • Anote seu plano de exercícios em sua agenda, como se fosse uma "consulta" consigo mesmo.
  • Encontre alguém para se exercitar com você.

Transformar essas ações em um hábito é um ótimo ponto de partida, além de ser algo fácil de se fazer todos os dias, e servirá como base para outros bons hábitos que farão com que você seja bem-sucedido a longo prazo.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article