Mais
×

Como motivar um time de futebol que está perdendo

Atualizado em 21 julho, 2017

A motivação de um time é um tema muito complicado no esporte. Entretanto, motivar um time que está sendo derrotado constantemente, e talvez perdendo feio, é um desafio que muitos treinadores não conseguem resolver. No entanto, existem simples ações que podem ser feitas para equilibrar um time derrotado para motivá-lo a jogar melhor, não importando o resultado.

Instruções

Motive os jogadores do seu time, sem preocupação com o placar (Chad Baker/Jason Reed/Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Desenvolva uma missão para a temporada. A missão conterá os objetivos principais para o ano. Para times vencedores, esse objetivo normalmente é competir pela taça ou vencer a liga. Para times em derrota, o objetivo da temporada poderá ser simplesmente marcar um único gol, vencer um jogo, não empatar nenhum jogo ou levar menos gols que a temporada anterior. Qualquer que seja o objetivo, escreva isso e faça com que os jogadores comprem a ideia.

  2. Trabalhe somente na defesa. Escolha uma formação de defesa que reduzirá o número de chances contra você. Ponha jogadores fortes na zaga, preferencialmente aqueles com uma boa técnica. Ponha um ou dois jogadores adiantados para contra-ataques. Faça uma defesa fechada e forte. Nem todo o jogador pode ser talentoso com a bola, mas todos podem aprender como defender bem.

  3. Torne-se bom em bolas paradas. Todo o time, não importa o quanto esteja mal, irá ter alguns lances de bolas paradas durante o jogo. Ele poderá ser um chute livre, uma falta ou um escanteio. Quando os jogadores marcam ou chegam perto do gol com uma bola parada, isso motiva-os a jogar mais, aumentando suas chances de ganharem bolas paradas. Times que marcam com bolas paradas normalmente terão de uma a cinco chances de gol na partida. Para um time perdedor, marcar um gol em um time forte a partir de uma bola parada, poderá ser toda a motivação que eles precisam para trabalharem duro o resto da temporada.

  4. Concentre-se no desempenho ao invés do resultado. Se o foco sair do placar e se voltar para o esforço dos jogadores no campo, isso provavelmente fará com que a suas performances melhorem. Quando os jogadores virem o seu esforço ser recompensado, eles se tornarão, aos poucos, ainda mais esforçados. Enquanto a ênfase continuar na técnica de jogo e no esforço no campo, enquanto o placar for tratado como algo extra, jogadores em times derrotados encontrarão motivação reserva onde nunca pensariam existir.

  5. Mantenha-se positivo, mesmo frente à adversidade. Mesmo se o objetivo da temporada for vencer um jogo ou não ter a pior defesa, todos os planos irão falhar em algum ponto. É importante manter-se focado no objetivo da temporada em situações como esta, além de continuar positivo. Ser positivo é um fator importante para constantemente motivar um time perdedor para se tornar melhor e mais competitivo.

Dicas

  • Sempre encoraje e premie os jogadores pelo seu esforço ao invés do resultado. Aja e pense realisticamente sobre como o time pode jogar. Times que tentam jogar além de sua capacidade normalmente perderão mais jogos do que deveriam.

Aviso

  • Nunca ofenda o time adversário para desmotivá-los. O efeito será passageiro e soará de modo arrogante.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article