Mais
×

Por que o motor do aspirador de pó esquenta?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O motor do aspirador de pó naturalmente esquentará com o uso, porém, se isso ocorrer além do normal, você pode começar a sentir cheiro de queimado ou o utensílio pode parar de funcionar. Aprenda a reconhecer alguns fatores que podem estar causando o aquecimento excessivo do aspirador, incluindo emperramento das escovas.

Existem diversos motivos pelos quais o motor do aspirador esquenta (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Interruptor térmico

Alguns aspiradores têm um interruptor chamado de interruptor térmico, que fica perto do motor, no interior do dispositivo. A função dele é desligar o aspirador caso ele fique muito quente. Aperte esse botão para redefinir o sensor térmico do interior do dispositivo e use o aspirador normalmente. O problema pode estar no interruptor, e não no motor.

Escovas

A maioria dos aspiradores tem escovas na parte inferior que servem para pegar a sujeira do chão. Se você tentou pegar algo muito grande, como um papel ou uma sacola plástica e o objeto estiver preso nas escovas, elas não conseguirão girar, causando o superaquecimento do motor. Remova a obstrução, deixe o aspirador esfriar e use-o novamente.

Saco de pó

Dependendo do tipo de aspirador, a sujeira será armazenada em um saco de pó. Quando esse saco ficar cheio, será preciso substituí-lo por um novo ou esvaziá-lo e recolocá-lo no aparelho. Se você continuar a usar o aspirador sem realizar nenhum desses procedimentos, ele pode ser sobrecarregado, o que pode causar o aquecimento do motor.

Fusíveis

Muitos aspiradores têm uma série de fusíveis na caixa do motor. Se um deles tiver queimado, diversas coisas podem acontecer. O aspirador pode não funcionar direito ou nem mesmo ligar, mas ele também pode superaquecer. Substitua o fusível queimado e use o aspirador novamente.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article