Mais
×

Motor caseiro para modelo de foguete

Atualizado em 23 março, 2017

A criação de modelos de foguetes se tornou um hobby muito popular nas últimas décadas e a tecnologia avançou consideravelmente enquanto o número e os tipos de modelos de foguetes disponíveis aumentou dramaticamente.

Hoje em dia existem diversos tipos de modelos de foguete disponíveis que são relativamente baratos, incluindo com propulsão a gás, combustível líquido e outros, mas de longe o modelo mais popular de foguete é o que utiliza combustível propelente sólido. Esse tipo de foguete utiliza o combustível sólido parecido com a pólvora para impulsioná-lo em uma altura de até 8 km na atmosfera.

Instruções

A criação de modelos de foguetes se tornou um hobby popular (rocket image by ivan gusev from Fotolia.com)

    Preparando seu próprio motor de foguete com combustível sólido

  1. Meça os ingredientes abaixo com muito cuidado.

    Salitre - 113,2 gramas (63%) Açúcar - 48,5 gramas (27%) Enxofre - 8,0 gramas (10%)

    Logicamente você pode aumentar ou diminuir a quantidade de ingredientes desde que continue mantendo a mesma porcentagem (Lei de Proust). Quanto mais próximo chegar da porcentagem ideal da mistura de combustível, mais poderosa será a propulsão na ignição.

  2. Misture completamente o salitre, o açúcar e o enxofre. Um almofariz (pilão, moedor ou morteiro) ou outro método de mistura sem fricção é ideal, mas NÃO misture os ingredientes em um liquidificador ou em qualquer outro dispositivo de misturas metálico que possa gerar fricção ou calor suficiente para inflamar a mistura. Essa mistura é higroscópica, absorvendo facilmente a água, então ela precisa ser armazenada em um recipiente hermético (um Tupperware funciona bem).

  3. Faça os revestimentos do motor do foguete. Comece construindo um molde "primitivo" (usando cavilha de madeira de 1,2 cm de diâmetro, papel grosso e cola) dentro do qual você vai fazer seus motores de foguete de combustível sólido. Enrole o papel em volta da cavilha por uma ou duas vezes e cole para produzir o revestimento. Depois de criá-lo, faça um bocal em uma ponta do revestimento usando a massa de vidraceiro (você pode usar uma pequena lâmina de impressão ou até seus dedos). A espessura do bocal deve ter cerca de 0,6 cm. Deixe a massa de vidraceiro secar por toda a noite, em seguida use uma broca de 3/32 ou 7/64 polegadas para fazer um buraco através do centro do bocal. O ar superaquecido pela combustão do propelente vai sair pelo bocal em alta velocidade, lançando o foguete no ar.

  4. Carregue o propelente. O último passo na produção de um foguete com motor caseiro é encher o revestimento com o combustível. Coloque o material propelente ao redor de uma vara de metal de 3/32 polegadas desde o nível do bocal até um enchimento total de 7,5 cm (incluindo o bocal). Umedeça levemente, carregue novamente, remova a vara metálica e deixe secando por toda a noite. Seu modelo de foguete com motor está completo e pronto para ser usado.

Dicas

  • Esses motores de foguetes caseiros são aproximadamente equivalentes aos motores de foguetes Estes Class B.
  • Você pode pular a parte de criar revestimentos, se desejar. O site Hobbyhorse.com oferece tubos de 28,35 g com o diâmetro exato dos motores de foguete Estes. Um pedido é o suficiente para fazer cerca de 70 motores do tipo Estes com um custo de R$26,40 mais impostos, taxas e frete para o Brasil.

Aviso

  • A mistura de propelente é altamente inflamável e até mesmo explosiva sob pressão; manuseie com extrema cautela.

O que você precisa

  • Salitre (nitrato de potássio)
  • Enxofre (flor de enxofre)
  • Açúcar de confeiteiro
  • Papel marrom
  • Cola
  • Cavilha de madeira com 1,2 cm de diâmetro (de 20 a 25 cm de comprimento)
  • Massa de vidraceiro
  • Nota: esses ingredientes são encontrados em diversas comunidades em farmácias locais e lojas de ferragens, caso não possam ser compradas online.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article