Mais
×

O que faz o motor externo do ar-condicionado fazer barulho?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um motor ventilador de ar-condicionado que faz barulho não é apenas um incômodo, é um indicador de um problema maior dentro da unidade. Se ele falhar, o sistema não ventilará ar fresco para dentro de casa e poderá congelar. Há algumas opções simples para tentar antes de chamar um técnico para resolver o problema.

Remova a caixa do painel do ventilador para acessar o ventilador (Comstock/Comstock/Getty Images)

Detritos

Um ventilador poderá fazer um enorme barulho se detritos caírem ou forem inseridos na grelha de entrada. Corpos estranhos, como sacos plásticos ou cordas, podem ter entrado no motor e ter atolado as engrenagens. Isso faz com que o ventilador pare de girar enquanto o motor continua a trabalhar e cria um ruído alto. O ventilador também poderá ter sido apenas parcialmente bloqueado e está tentando virar. Depois de desligar o aparelho, remova os painéis para acessar a caixa do ventilador e remover os detritos.

Caixa

Se o ventilador do condensador estiver instalado incorretamente, ele atingirá a caixa do ventilador e fará um barulho. A ventoinha poderá estar totalmente presa no lado do invólucro, fazendo com que ele pare de rodar, enquanto o motor continua a trabalhar ruidosamente. Deixar o ventilador impedido por muito tempo poderá danificar o motor. Após os painéis serem removidos para acessar a caixa do ventilador, desinstale-o e remonte-o da maneira correta. Balance um pouco a ventoinha para confirmar que a caixa está limpa.

Rolamentos

Os rolamentos entupidos ou secos poderão causar um barulho dentro do motor ventilador. Além do ruído, isso criará uma resistência desnecessária no eixo do ventilador, fazendo com que ele gire mais devagar do que o normal. Depois que remover os painéis para revelar a caixa do ventilador, balance-o. Ele deverá girar livremente. Se isso não acontecer, significa que os rolamentos precisam de lubrificação. Você poderá aplicar óleo de motor elétrico nas portas de lubrificação na base do eixo e girar o ventilador algumas vezes para misturar a lubrificação nos rolamentos.

Motor

O motor ventilador poderá ter sofrido alguns danos por causa de detritos ou estar bloqueado em algum ponto, o que faz com que ele funcione de forma permanentemente ruidosa. Os componentes poderão ser corrigidos individualmente, mas talvez seja mais barato substituir o motor. Para evitar mais danos, você deverá cortar a energia no disjuntor e chamar um técnico para determinar a próxima etapa.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article