O que faz um motor de popa afogar quando acelerado?

Escrito por justin chen | Traduzido por mariana dsp
O que faz um motor de popa afogar quando acelerado?
Os motores de popa são populares em pequenas embarcações de pesca (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Os motores de popa são populares em pequenas embarcações, devido ao seu peso leve e à variedade de tamanhos, tanto para aplicações de alta e baixa força. Assim como qualquer motor de combustão interna, eles precisam de ar, combustível e faíscas para manter a combustão adequada durante a operação, e problemas no fornecimento de qualquer um desses itens pode fazer com que ele afogue ao ser acelerado.

Carburador mal ajustado

O carburador é responsável pela combinação de ar e combustível. Se a proporção estiver muito desbalanceada, o motor não funcionará bem, principalmente durante a aceleração. Isso ocorre porque uma mistura muito forte fica saturada de gás, o que causa problemas na ignição. As misturas com muito ar e pouco combustível são fracas e tendem a reduzir a potência disponível sob pressão, podendo causar o afogamento do motor. Em qualquer um dos casos, serão necessárias uma inspeção por um profissional e os ajustes necessários para corrigir o problema. Uma limpeza anual do carburador e a realização de ajustes antes de iniciar o uso são as melhores formas de evitar esses problemas no carburador.

Vazamento no manifold de entrada

Como os motores costumam não ser usados no inverno, podem aparecer buracos no revestimento do coletor de entrada, o que aumenta a entrada de ar, causando uma mistura fraca de combustível e criando problemas de pressão na aspiração. O resultado é uma aceleração fraca, ponto morto fraco e afogamento de motor. Esse tipo de problema é facilmente detectado por um som de assovio que vem da fonte do vazamento. A perda de pressão também pode ser percebida durante a aceleração, com um dispositivo de aspiração acoplado. Quando o vazamento for encontrado, uma borracha ou reposição de componentes do coletor responsáveis pelo vazamento resolverão o problema.

Sujeira nas velas

As velas são responsáveis pela ignição do combustível no cilindro, mas, eventualmente, elas ficam sujas pelo acúmulo de carbono, decorrente da combustão normal de óleo no cilindro. Isso é ainda mais comum em motores de dois ciclos que exigem a mistura entre combustível e óleo antes de encher o tanque. A sujeira nas velas resulta em ignições esporádicas, e o problema ficará mais evidente sob pressão, quando o cilindro estiver saturado de combustível. A sujeira pode ser detectada por meio da remoção das velas e da comparação com uma tabela de cores de vela. Trocar as velas sujas irá restaurar a combustão normal, resolvendo o problema.

Cano de combustível entupido

Esse entupimento inibe o fluxo de combustível do tanque do barco para o motor. Os filtros ajudam a evitar esses problemas por meio da filtragem de partículas do combustível antes que eles cheguem a esses tubos fáceis de entupir. Porém, se o próprio filtro estiver danificado ou sujo, o tubo poderá se entupir, causando uma mistura fraca e fazendo com que o motor afogue ao ser acelerado. Esse problema pode ser detectado por meio de um teste de pressão, e a resolução exige a limpeza do tubo e troca do filtro.

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