Como fazer um motor a vapor

Escrito por ryan bauer | Traduzido por gildo santana

Um motor a vapor é diferente da maioria dos motores por poder queimar praticamente qualquer material inflamável como combustível, e qualquer um desses combustíveis vai produzir energia igualmente bem. O vapor é o único método prático disponível para produzir energia utilizável a partir de combustíveis como carvão, madeira e lixo, sem o uso de fermentação. Você pode fazer seu próprio motor a vapor usando materiais baratos — muitos dos quais você já pode ter em sua casa ou garagem. O motor pode ser usado para realizar trabalho diretamente, ou pode ser ligado a um gerador de corrente contínua para produzir eletricidade. Você pode construir uma turbina a vapor ou motor a pistão. Para este tutorial, construiremos um motor de turbina, já que é muito mais simples de construir, e pode produzir mais energia do que um motor a pistão. Embora essas instruções o guiem através da construção de um motor a vapor de tamanho manuseável e faça referência a partes de pequena escala, você pode usá-las para construir um motor de qualquer tamanho, pois os princípios permanecem os mesmos.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Recipiente de metal para ferver, como uma chaleira
  • Fonte de calor, como uma fogueira ou fornalha
  • Tubulação de cobre
  • Várias latas de refrigerante
  • Spray para untar
  • Cortadores de fio ou tesouras de metal
  • Massa epóxi metálica ou J-B Weld

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Selecione sua caldeira. Para um projeto desse tamanho, uma chaleira funciona perfeitamente. Devido a sua simplicidade, você não vai ter muito trabalho para adaptar uma chaleira. Para projetos maiores, é interessante procurar caldeiras comerciais de alta pressão com válvulas de segurança e recursos necessários para conduzir motores maiores. Já que uma chaleira aberta modificada de acordo com estas instruções será incapaz de fazer vapor de alta pressão, não há necessidade de válvulas de liberação ou medidores de pressão.

  2. 2

    Retire a tampa da boca da chaleira (onde você derrama a água quente), e adapte seu tubo de cobre para caber na chaleira. É possível encontrar adaptadores de cobre para canalizar a saída da chaleira na tubulação, ou você pode usar massa epóxi metálica para criar seu próprio adaptador. De qualquer maneira, é importante garantir um ajuste seguro que não cause vazamento de vapor antes que ele chegue a sua turbina.

  3. 3

    Comece a fazer sua turbina cortando ambas as extremidades de uma lata de refrigerante para formar um tubo de metal oco. Faça o mesmo com uma segunda lata de refrigerante, mas também corte-a longitudinalmente, e desenrole-a para formar uma folha plana de metal. Usando a outra lata como um guia, corte um círculo de aproximadamente 2,5 cm maior que o diâmetro da lata de refrigerante intacta. Depois faça cortes no metal, e molde-os como pás de ventilador angulares. Forre sua nova turbina a vapor com a lata de refrigerante e dobre as bordas de cada uma das pás para baixo até que a turbina se encaixe de forma segura no interior da lata, mas tenha pouco atrito, o suficiente para que possa se mover livremente.

  4. 4

    Pulverize o interior da lata de refrigerante com spray de untar panela e dobre as extremidades de lata de refrigerante para baixo, de modo que a turbina não simplesmente caia. Verifique se os lados da lata não colocam pressão sobre a turbina, impedindo-a de girar. O produto final deve se parecer com um ventilador de metal com as laterais fechadas. Se você soprar fortemente sobre as pás, elas devem girar livremente.

  5. 5

    Afunile a saída da tubulação de cobre em sua turbina eólica. Mais massa epóxi metálica pode ser útil nessa parte. Verifique se está selada hermeticamente e se o vapor não vai escapar à medida que encontra resistência das lâminas.

  6. 6

    Anexe um eixo de saída no centro das pás para aproveitar o poder de seu motor a vapor. Elas podem ser usadas ​​para realizar trabalho físico, ou você pode anexar o eixo de saída a um pequeno gerador elétrico para produzir eletricidade ou luzes elétricas.

  7. 7

    Encha a chaleira com água e coloque-a sobre uma fonte de calor. Quanto mais quente a fonte de calor, mais poder sua máquina a vapor terá. Pode levar até 10 minutos para sua chaleira formar vapor suficiente para girar poderosamente a turbina. Como não há nenhuma válvula para criar pressão, a turbina vai começar a mover-se muito lentamente e vai aumentar a velocidade à medida que mais vapor for produzido.

Dicas & Advertências

  • Experimente com diferentes fontes de combustível para seu motor a vapor, tais como lixo, correspondência velha e óleo vegetal usado.
  • Use o conhecimento que você ganhou com esse projeto para construir grandes máquinas a vapor mais poderosas no futuro.
  • Use luvas grossas que cubram as mãos e antebraços quando trabalhar com vapor, caso contrário corre o risco de se queimar.
  • Tenha cuidado ao cortar latas de refrigerante; as bordas serão muito afiadas e podem cortar a pele com muita facilidade.
  • Só use uma chaleira com uma tampa removível que permita que o excesso de vapor escape facilmente.
  • Não use uma válvula para criar pressão de vapor, ou corre o risco de causar uma explosão.
  • Certifique-se de está em uma área bem ventilada com um extintor de incêndio ao alcance.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media