O que é um motoredutor?

Escrito por pauline gill | Traduzido por ingrid marçal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Motoredutores são sistemas completos de força motriz que consistem em um motor elétrico e uma engrenagem de redução integrados em um único pacote de fácil montagem e configuração. Isso reduz significativamente a complexidade e custo no desenvolvimento e construção de ferramentas poderosas, máquinas e aparelhos telefônicos que requerem alto torque em velocidades de eixo ou RPM relativamente baixas. Os motoredutores permitem o uso de motores com poucos cavalos de potência, que são mais econômicos, ao mesmo tempo em que proporcionam uma grande força motriz em baixas velocidades, como as que são necessárias em elevadores, guindastes, camas de hospital, macaco para carros e robôs. Eles podem ser grandes o suficiente para levantar construções ou pequenos o suficiente para fazer um pequeno relógio funcionar.

Outras pessoas estão lendo

Princípios de operação

A maioria dos motores elétricos síncronos de corrente alternada têm intervalos de saída de 1.200 a 3.600 rotações por minuto. Eles também têm as especificações de torque em velocidade normal e em velocidade de perda. A engrenagem de redução usada nos motoredutores são projetadas para reduzir a velocidade de saída ao mesmo tempo em que aumenta a força de torque. O aumento no torque é inversamente proporcional à velocidade de redução. A engrenagem de redução permite que pequenos motores elétricos sejam capazes de mover grandes cargas, embora mais lentamente que os grandes motores elétricos. Essa engrenagens consistem em duas outras engrenagens, uma pequena que move uma outra engrenagem maior. Podem haver vários destes conjuntos de engrenagens de redução em uma única caixa de redução.

Velocidade de redução

Em alguns casos o uso de motoredutores tem por objetivo reduzir a velocidade de rotação de um motor ou dispositivo, como um relógio elétrico em que um pequeno motor síncrono gira a 1.200 RPM mas é reduzido a 1 RPM para fazer funcionar o ponteiro dos segundos e então é reduzido no mecanismo do relógio para fazer funcionar também os ponteiros dos minutos e das horas. A quantidade de força empregada aqui é irrelevante contanto que seja o suficiente para vencer os efeitos da fricção do mecanismo do relógio.

Multiplicação de torque

Os motoredutores também são úteis quando é necessário usar um motor pequeno para gerar uma grande força em baixa velocidade. Esse tipo de aplicação é encontrada em camas de hospital, poltronas reclináveis, e elevadores para máquinas pesadas em que aplicar força em baixa velocidade é o objetivo.

Variedades de motores

A maioria dos motoredutores são alimentados por corrente alternada, com dispositivos de velocidade constante, embora existam engrenagens de velocidade variável que oferecem maior controle. Motoredutores de corrente direta são usados principalmente na indústria automotiva como, por exemplo, em guinchos motorizados em caminhões, motores de limpador de para-brisas, reguladores de altura e inclinação para os acentos ou em vidros elétricos.

Várias aplicações

Portões automáticos, escadas rolantes, churrasqueiras elétricas, temporizadores de máquinas de lavar, furadeiras, batedeiras de bolo e relógios eletromecânicos usam vários motoredutores integrados para gerar uma grande força a partir de motores relativamente pequenos a uma velocidade controlável. Na indústria, os motoredutores são usados em macacos para carros, guindastes, elevadores, fixadores, robôs, transportes e inúmeros outros.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível