Como fazer motores a diesel rodarem numa temperatura menor

Escrito por richard rowe | Traduzido por guilherme rocha
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Como fazer motores a diesel rodarem numa temperatura menor
O calor limita o rendimento de um motor a diesel (Kim Steele/Photodisc/Getty Images)

Motores a diesel podem ser apenas motores a gás com alta compressão e nenhuma vela de ignição, mas eles vivem num mundo completamente diferente em termos de regulagem e função. Motores a diesel hipoteticamente possuem um potencial de força ilimitado, mas em termos práticos, eles são limitados pela quantidade de energia térmica que podem suportar antes de derreterem e virarem um monte de ferro fundido. Diminuir as temperaturas do gás de escape não é fundamental apenas em termos de longevidade do motor, mas também abre a porta para aumentar a força do motor ao eliminar a principal restrição deste motor.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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Instruções

  1. 1

    Reajuste seu computador para operar numa proporção menor entre ar e combustível. Motores a diesel são movidos a combustível, o que quer dizer que para produzir mais energia, você precisará somente adicionar combustível. No entanto, motores a diesel no fim das contas atingirão um limite em termos de fluxo de ar; uma vez que você não tem mais ar, a mistura se torna rica e o combustível excedente nos cilindros continua a queimar ao sair da válvula de escape. Esta é uma má notícia para seu motor e seu turbo, porque estes gases ainda estão queimando, e ficarão presos no coletor de descarga entre o motor e o turbo. "Ajustadores de energia" à venda no mercado fabricam energia, em parte, colocando mais combustível no motor; no entanto, muitos deles contam com um programa "econômico" ou "de cruzeiro" para reduzir a mistura, aumentar a economia com combustível e reduzir a temperatura dos gases de escape.

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    Instale um sistema completo de escape, funcionando do turbo até o conversor catalítico e dele até os canos ejetores. Além de um reajuste, nenhum upgrade que você fizer irá reduzir as temperaturas do gás de escape mais rápido ou mais eficientemente do que um sistema de escape de fluxo livre. Além disso, você conseguirá mais cavalos de potência e torque através de uma descarga mais rápida do turbo e uma maior economia de combustível através de uma maior eficiência de combustão. Você terá uma queda de 85 a 185 graus na temperatura dos gases de escape após uma exaustão completa.

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    Adquira e instale um intercooler de ar para ar de qualidade. Comprimir ar com um turbo ou um compressor faz a temperatura subir. Um intercooler é essencialmente um radiador que fica entre o turbo e o motor, e pode facilmente reduzir a temperatura do ar que entra em 35 graus ou mais. Esta queda na temperatura do ar, sozinha, não reduzirá as temperaturas na câmara de combustão, mas aumentará a densidade do ar na entrada. O aumento da densidade de oxigênio representa uma proporção menor entre ar e combustível, e representa uma temperatura menor do diesel. Um bom intercooler vai reduzir a temperatura dos gases de escape em 85 a 185 graus.

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    Injete água em seu motor, numa mistura 50/50 de água e metanol ou propano. Este método de teste de tempo de resfriamento funciona particularmente bem com o diesel rodando direto do limiar do esgotamento da temperatura dos gases de escape. Injetar água num motor em funcionamento pode parecer uma ideia não muito brilhante, mas um vapor fino de água na corrente de ar irá absorver rapidamente a energia térmica e transportará esta energia para fora do motor. A desvantagem da injeção a água é que a água (obviamente) não queima e poderá consumir um pouco de energia caso você não aumente a potência para tirar vantagem dela. A alternativa aqui é injetar propano - como combustível - o que aumentará em 50 a 100 cavalos a potência e ao mesmo tempo absorverá calor da câmara de combustão, reduzindo assim a temperatura dos gases de escape.

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