Como usar o mouse para disparar no "Unity"

Escrito por tom johnson | Traduzido por gregory ciannella
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como usar o mouse para disparar no "Unity"
Programar os personagens do jogo para mirar corretamente pode ser uma experiência frustrante (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

"Unity 3D", mais conhecido simplesmente como "Unity", é uma ferramenta de programação especial projetada para simplificar o processo de criação de jogos. Usando o Unity, programadores são capazes de contornar muitas das armadilhas e falhas que podem fazer da criação do jogo algo tedioso e difícil. Uma das principais dificuldades para os usuários mais recentes do "Unity" é descobrir como fazer com que o personagem principal olhe para onde o mouse está apontando. Acabe com este problema criando um script "MissileLauncher" que permitirá que você possa ditar o comportamento das armas do personagem.

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • FPS_Tutorial.zip
  • Arquivo "Standard Assets Unity Package"

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Baixe o "FPS_Tutorial.zip" do site Unity 3D. Importe o arquivo "Standard Assets Unity Package" da pasta "Standard Packages" no diretório de instalação do Unity 3D.

  2. 2

    Abra o projeto aonde você deseja modificar o comportamento do mouse. Neste ponto, você já deve ter construído um ambiente de nível, um modelo para o seu personagem principal, um "Launcher", ou modelo de arma, para o personagem e um "míssil", que vai ser disparado da arma. Tenha em mente que o "míssil" é usado neste caso para descrever qualquer projétil que seja disparado por uma arma, não apenas um foguete.

  3. 3

    Selecione "Assets" no menu principal, seguido de "Create" e, em seguida, "Javascript". Isso criará um novo ativo na área do painel do projeto intitulada "NewBehaviourScript". Renomeie este recurso para "MissileLauncher". Esse script determinará o comportamento da arma de seu personagem.

  4. 4

    Crie um diretório novo dentro de seu painel de visualização no projeto, chamado "WeaponScripts". Os scripts que definem o comportamento de cada arma individual serão colocados aqui. Mova o script "MissileLauncher" para o diretório "WeaponScripts", junto com o script que define a aparência do seu míssil.

  5. 5

    Escreva um script para "MissileLauncher" que fará com que sua arma possa gerar um míssil e fazê-lo avançar, dando-lhe velocidade ao longo do eixo Z. Depois de ter escrito o código, salve o arquivo JavaScript. Um exemplo de script seria algo como:

    "var projectile : Rigidbody; var speed = 20; function Update() { if( Input.GetButtonDown( "Fire1" ) ) { var instantiatedProjectile : Rigidbody = Instantiate( projectile, transform.position, transform.rotation ); instantiatedProjectile.velocity = transform.TransformDirection( Vector3( 0, 0, speed ) ); Physics.IgnoreCollision( instantiatedProjectile. collider, transform.root.collider ); } }"

    A linha "GetButtonDown (" Fire1 ")" diz ao script para executar as seguintes ações quando você clica no botão esquerdo do mouse. A linha "instantiatedProjectile" cria o objeto míssil. A linha "TransformDirection (Vector3. .." informa ao objeto para mudar sua direção para o eixo Z, que é o eixo onde o ponteiro do mouse do usuário está apontando.

  6. 6

    Anexe o script "MissileLauncher" a arma de seu personagem, indo para o painel Controlador de FPS do Unity e anexe o script ao "Launcher".

  7. 7

    Associe o objeto Míssil que você criou com o "projétil" variável que é usado no script do exemplo acima. Clique no script "Missile" no painel do projeto e clique em "Components" na barra de menu principal. Selecione "Physics" e depois "Rigidbody". Isso fará com que o projétil seja um objeto sólido. Combine-o com o nome da variável que foi usada no código de exemplo.

  8. 8

    Associe o objeto míssil com a variável de projétil no script. Faça isso clicando em "Launcher" no painel de hierarquia e, em seguida, arrastando o script de mísseis do painel do projeto para a variável de projétil na seção "MissileLauncher" no script. O programa irá então associar o objeto de mísseis com o comportamento adequado.

  9. 9

    Execute o jogo para testar o comportamento da arma. Assumindo que a perspectiva do personagem seja centrada na posição do cursor do mouse, clicar com o botão do mouse deve disparar o míssil criado ao longo do vetor onde o mouse está apontando.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível