Móveis clássicos dos anos 70

Escrito por melanie j. martin | Traduzido por dani souza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Móveis clássicos dos anos 70
Muito da mobília dos anos 70 tem um visual pós-moderno (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

Os móveis dos anos 70 tendem a causar reações fortes nas pessoas, tanto positivas quanto negativas. Esse tipo de mobília evoca nostalgia, mas alguns de seus ícones, como o tapete peludo, trazem sensações de horror. Uma coisa é certa: o visual retrô pode ser bem moderno, se você achar móveis em bom estado e combinar estilos corretamente. Basta ficar longe daqueles tapetes peludos e você terá um refúgio setentista incrível.

Outras pessoas estão lendo

Estilos

Os móveis dos anos 70 tinham sobretudo um visual moderno, caracterizado por linhas simples e, frequentemente, formas incomuns. Muitos fabricantes de móveis contemporâneos fazem mobília no estilo dos anos 1970 para satisfazer a demanda por estilo retrô. O estilo contemporâneo também tende ao visual moderno, então ele combina bem com os móveis dos anos 70. Na sala, poltronas e sofás excessivamente acolchoados ganharam popularidade, provavelmente por causa de seu conforto. Essas peças sacrificaram as linhas simples e bem definidas dos anos 60 em favor de um visual mais arredondado e felpudo. Muitos designers fizeram experiências com as formas para criar visuais distintos, como variações do sofá curvo, mesas com uma base cromada longa e circular e cadeiras felpudas, arredondadas ou esféricas.

Materiais

A decoração da década de 1970 frequentemente usava cromados, o que dava aos móveis um visual altamente moderno, que na época era considerado clássico. Mesas, sofás e cadeiras frequentemente tinham estrutura tubular cromada. Sofás e poltronas comumente tinham tons de terra, em cores como marrom, dourado e ferrugem. Pinho era a madeira mais usada, seguido por teca, bambu e ratã. Um tipo de tecido com cobertura de vinil chamado corino também ganhou popularidade, dando a aparência de couro à mobília. Camurça também era popular. Móveis de plástico também eram bastante usados, mas não são considerados estilosos hoje -- exceto num quarto infantil, com um pufe tipo saco para completar o visual retrô.

Estampas

O cashmere se tornou um tipo muito amado de estampa nos anos 1970. Estampas chamativas com desenhos coloridos e entontecedores, como o cashmere curvado, deu aos móveis dessa década o infame visual "psicodélico". Claro que nem toda a mobília era estampada, a aparência de couro simples e tecidos de cor única também eram populares. Tons de terra foram os mais comuns durante essa década, mesmo que não fossem os mais impactantes. Uma sala em uma casa retrô clássica poderia ter todos os móveis em cor única ou apenas um tipo de estampa entre as cores sólidas, para que o visual não ficasse muito sobrecarregado.

Dicas de decoração

Se você gosta de colecionar mobília antiga, comece decorando a sala com uma ou duas peças "vintage" que combinem com seu estilo como pontos focais. Escolha móveis que pareçam ter sido bem cuidados, e eles provavelmente vão durar por muitos anos ainda. Procure, então, por peças decorativas que combine com as principais. Não tente fazer isso logo na primeira compra. Você deve ver as peças em sua casa, definir seu esquema de cores e só então escolher que tipo de peças decorativas vão combinar. Compre peças mais novas para combinar com sua decoração dos anos 70, se preferir.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível