Mais
×

Como mover um objeto com as setas no ActionScript 3.0

Atualizado em 17 abril, 2017

Se você quer criar um jogo em Adobe Flash, você precisará saber como criar o código para movimentar seus objetos gráficos com as teclas das setas. Uma vez que você saiba, rapidamente estará apto a criar todos tipos de jogos em Flash. Mover um objeto com a seta é fácil. Em apenas quatro linhas de código ActionScript 3 (linguagem de programação do Flash) você comanda um objeto que pode subir, descer, ir para os lados com as teclas para cima, para baixo, direita e esquerda.

Instruções

Utilize o ActionScript 3 para mover objetos com as teclas para cima, para baixo, direita e esquerda (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)
  1. Inicie o programa Flash. Na tela inicial escolha "Flash File (ActionScript 3.0)" para criar um novo arquivo de seu projeto.

  2. Importe os objetos gráficos que irá querer usar nos movimentos. Clique na opção "Import to Library" no menu "File". Selecione os gráficos que você importou e clique em "Convert to Symbol" no menu "Modify" para converter o gráfico em um objeto movie clip (para que então o gráfico possa ser animado). Digite o nome "objeto_um" para o símbolo no campo de texto "name" na caixa de diálogo "Convert to Symbol". Marque a caixa "Export for ActionScript", e então "OK" para atribuir o nome de classe "objeto_Um" para o símbolo gráfico.

  3. Selecione "Actions" do menu "Window" no menu principal da barra do Flash para abrir o editor ActionScript 3. Posicione o cursor do mouse na primeira linha do editor. Clique com seu mouse, e digite o seguinte código para colocar uma cópia do gráfico "objeto_Um" na cena e posicioná-lo com as coordenadas (400,400):

    var object_to_move:objeto_Um = new objeto_Um(); object_to_move.x = 400; object_to_move.y = 400; addChild(object_to_move);

    O código AS3 "var" gera uma cópia do símbolo "objeto_Um" e o nomeia para "object_to_move". O gráfico é posicionado vinculando as propriedades x e y ao "object_to_move" nas linhas 2 e 3. O método "addChild" insere o objeto na cena.

  4. Digite o código a seguir nas próximas linhas do editor ActionScript 3 para adicionar o evento que detecta quando as teclas do teclado são pressionadas, e determina que caso as teclas para cima, para baixo, esquerda e direita são pressionadas, o objeto será movido para a direção apropriada (com uma distância de cinco pixels) a cada tecla pressionada.

    stage.addEventListener(KeyboardEvent.KEY_DOWN, whichKey) function whichKey(event:KeyboardEvent): void { if (event.keyCode == Keyboard.LEFT){object_to_move.x = object_to_move.x - 5}; if (event.keyCode == Keyboard.RIGHT){object_to_move.x = object_to_move.x + 5}; if (event.keyCode == Keyboard.UP){object_to_move.y = object_to_move.y - 5}; if (event.keyCode == Keyboard.DOWN){object_to_move.y = object_to_move.y + 5};

    };

    O código da primeira linha detecta quando uma tecla é pressionada, disparando a execução da função "whichKey". Um conjunto de quatro condicionais (declarações do tipo if-then) são utilizados para detectar qual tecla foi pressionada, e mover o objeto cinco pixels na direção da tecla pressionada.

O que você precisa

  • Adobe Flash Professional: versões CS3, CS4 ou CS5
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article